A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) terminou o mês de março com diversas ações em São João Batista. A agência, representada na cidade pelo extensionista e zootecnista Nélio Freitas, realizou cursos e entregou uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) em comunidades.

Na semana passada, os agricultores e produtores das comunidades de Romana II e Enseada dos Silva receberam mais uma capacitação por meio da Agerp. Desta vez, o curso oferecido foi o de Horticultura Agroecológica, ministrado pelo extensionista da agência, José Urbano.
O curso contribui para a diversificação de produtos agropecuários produzidos por métodos agroecológicos, inseridos em programas voltados para a agricultura familiar e teve a participação de dezenas de produtores rurais quilombolas das comunidades Romana II e Enseada dos Silva.
Na mesma semana, a Agerp entregou a terceira Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ao agricultores do município e desta vez a comunidade contemplada foram os moradores de Ubá. “São ações que permitirão que os beneficiados acessem editais e políticas como Restaurante Popular, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e outros”, destacou Nélio Freitas.
O gestor da regional de Viana, Carlos Roberto, destacou a atuação da Agerp em cidades da região da Baixada Maranhense e agradeceu o empenho do ex-presidente da agência no Maranhão, Júlio Mendonça. “A Agerp tem atuado fortemente nas cidades do estado e o ex-presidente Dr. Julinho deixa um grande legado, de atenção a todos os agricultores, principalmente em nossa região”, completou.