A cultura de São João Batista e de toda a Baixada Maranhense entrou em luto neste sábado (2). Morreu aos 98 anos Raimundo Nonato Coelho, conhecido por todos como ‘Camundinho’, mestre de cultura e dono do Boi Brilho da Noite, um dos mais antigos da região.

Segundo os familiares, o aposentado morreu em sua própria casa, no povoado Guaribal, e já estava doente há vários meses. O velório será em São João Batista, mas ainda não foram divulgadas as informações sobre o enterro.
Camundinho marcou a geração dos cantadores de grupos de bumba-meu-boi na região da Baixada Maranhense e comandava um dos maiores grupos do Maranhão, que é o Boi Brilho da Noite’. Ele deixa esta vida terrena após a morte de três dos seus filhos que eram cantadores também: Mário, Rosania e Joaquim.
Em 2013, o grupo que até então era presidido por João de Bento e apadrinhado pela folclorista Maria da Glória, Camundinho recebeu o título de Mestre de Cultura do Maranhão pela Central dos Bumba-Meu-Boi dos Sotaques da Baixada, em uma festa com diversos nomes da cultura popular do estado.
‘Perdemos um dos maiores cantadores dessa região e de todo o Maranhão. Camundinho foi, sem dúvida um dos maiores incentivadores da cultura de nossa gente e deixa uma lacuna incalculável em nossas memórias e na cultura do povo da Baixada’, disse ao Blog do Jailson Mendes o presidente da Central dos Bumba-Meu-Boi dos Sotaques da Baixada, João de Bento.
O secretário de Cultura do município, Cleidson do Povo, disse que esta é ‘sem dúvidas uma enorme perda para a cultura de nosso município e de todo Maranhão, que ‘o grande mestre Camundinho dedicou-se a levar o sotaque da Baixada pelos quatros cantos deste estado’. “A perda é grande, irreparável, o luto de hoje também se transforma na admiração, no respeito e gratidão por quem se foi, mais que deixou um grande legado na cultura Joanina. Meus sentimentos de pêsames aos familiares e amigos, que Deus conforte a todos”, completou.
Meus sentimentos a todos da família, que Deus conforte cada coração nesse momento de dor
Camundinho compadre da minha mãe grande figura do Bumba meu boi da baixada maranhense pioneiro de são João Batista meus sentimentos a família