Morre aos 98 anos o Mestre Camundinho, dono do Boi Brilho da Noite de São João Batista

A cultura de São João Batista e de toda a Baixada Maranhense entrou em luto neste sábado (2). Morreu aos 98 anos Raimundo Nonato Coelho, conhecido por todos como ‘Camundinho’, mestre de cultura e dono do Boi Brilho da Noite, um dos mais antigos da região.

Mestre Camundinho / Foto: Herbeth Figueiredo

Segundo os familiares, o aposentado morreu em sua própria casa, no povoado Guaribal, e já estava doente há vários meses. O velório será em São João Batista, mas ainda não foram divulgadas as informações sobre o enterro.

Camundinho marcou a geração dos cantadores de grupos de bumba-meu-boi na região da Baixada Maranhense e comandava um dos maiores grupos do Maranhão, que é o Boi Brilho da Noite’. Ele deixa esta vida terrena após a morte de três dos seus filhos que eram cantadores também: Mário, Rosania e Joaquim.

Em 2013, o grupo que até então era presidido por João de Bento e apadrinhado pela folclorista Maria da Glória, Camundinho recebeu o título de Mestre de Cultura do Maranhão pela Central dos Bumba-Meu-Boi dos Sotaques da Baixada, em uma festa com diversos nomes da cultura popular do estado.

‘Perdemos um dos maiores cantadores dessa região e de todo o Maranhão. Camundinho foi, sem dúvida um dos maiores incentivadores da cultura de nossa gente e deixa uma lacuna incalculável em nossas memórias e na cultura do povo da Baixada’, disse ao Blog do Jailson Mendes o presidente da Central dos Bumba-Meu-Boi dos Sotaques da Baixada, João de Bento.

O secretário de Cultura do município, Cleidson do Povo, disse que esta é ‘sem dúvidas uma enorme perda para a cultura de nosso município e de todo Maranhão, que ‘o grande mestre Camundinho dedicou-se a levar o sotaque da Baixada pelos quatros cantos deste estado’. “A perda é grande, irreparável, o luto de hoje também se transforma na admiração, no respeito e gratidão por quem se foi, mais que deixou um grande legado na cultura Joanina. Meus sentimentos de pêsames aos familiares e amigos, que Deus conforte a todos”, completou.

2 respostas para “Morre aos 98 anos o Mestre Camundinho, dono do Boi Brilho da Noite de São João Batista”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *