Em menos de 24 horas, três jovens foram mortos em confronte com a Polícia Militar em duas cidades da Baixada Maranhense. A versão da Polícia Militar informa que ambos foram mortos em Pinheiro e Turilândia e eram suspeitos de vários crimes na região.
O primeiro caso aconteceu por volta das 19 horas do dia 31 de março, no povoado Bom Viver, em Pinheiro. O homem foi identificado como José Raiol Menezes, conhecido popularmente como ‘Pilolô’. Ele estava sendo acusado de cometer delitos, ameaçando pessoas e estaria foragido da cidade de Santa Helena devido a um homicídio ocorrido no ano de 2021.
Diante das informações, a guarnição se deslocou até o povoado onde ele estava. Ao ver a aproximação da viatura, a polícia contou que ele sacou uma arma de fogo, disparou contra o veículo e se fechou no interior da casa. Os policiais, por sua vez, desembarcaram, cercaram o local e verbalizaram para que o indivíduo se rendesse. Mesmo com a verbalização policial o suspeito ainda disparou novamente contra a guarnição de dentro da residência que, respondendo à injusta agressão, dispararam e acertaram o suspeito.
José Raiol ainda foi levado com vida para o hospital ‘Antenor Abreu’ para receber os primeiros socorros, porém não resistiu e veio a óbito no hospital. Diante dos fatos, a guarnição apresentou a arma que estava em posse dele à autoridade policial para as providências cabíveis.
Turilândia
Já no fim da tarde desta sexta-feira (1), no bairro Floresta, em Turilândia, dois jovens acabaram morrendo após um confronto com a PM. Eles foram identificados como Luís Fabiano Soares, de 20 anos e natural de Pinheiro; e Michel, conhecido popularmente como ‘Assassino’, natural de São Luis.
A versão da guarnição informou que recebeu informações de dois homens armados tinham entrado na cidade, vindo de São Luis, para fazer assalto e matar alguns desafetos no município. Ao chegar onde eles estariam, os suspeitos teriam recebido a polícia por disparos de arma de fogo, tendo a guarnição respondido com disparos que atingiram os dois.
Ambos foram socorridos para o Hospital Municipal de Santa Helena, mas após a intervenção médica o segundo não resistiu e morreu na unidade. Já Michael foi transferido ainda com vida para o hospital Municipal Antenor Abreu na cidade de Pinheiro, porém ao chegar ao hospital também não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Segundo informações repassadas após o confronto para a guarnição, Luís Fabiano havia chegado do garimpo há poucos dias com armas e estaria recrutando nacionais para fazerem um ilícito a uma casa lotérica e consequentemente matar desafetos de facção oposta. As armas dos dois foram apreendidas.