Reuniões em seis cidades do Maranhão discutem a composição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pindaré

A Diretoria Provisória do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pindaré realizou no período de 15 a 18 de março a sua agenda de reuniões de mobilização visando à eleição dos membros titulares e suplentes que irão compor o pleno do comitê. A agenda de reuniões aconteceram nos municípios de Matinha, São João Batista, Pindaré Mirim, Santa Luiza do Tide, Bom Jesus das Selvas e Açailândia.

Reuniões discutiram composição do comitê

Em todas as reuniões no momento de abertura dos trabalhos, o representante do Movimento Arariba e Presidente da Diretoria Provisória do Comitê, o geógrafo Nonato Moraes, fez um retrospecto da luta pela construção e instituição do Comitê que teve início em 2008 quando da 5ª. Conferência Estadual do Meio Ambiente, ressaltando, in memoriam, a participação de Benedito Castro Nunes, à época Secretário do Meio Ambiente do município de Pindaré Mirim.

Pontuando que o movimento se fortaleceu a partir de 2017 quando a presença da língua salina adentrou pelo rio Pindaré chegando ao lago de Viana, onde nesse momento, através da ONG Movimento Arariba, sendo alertadas as autoridades competentes sobre o fato, sendo atendida apenas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA na pessoa da Magnífica Reitora Nair Portela, que colocou à disposição o Departamento de Limnologia e Oceanografia para promover estudos sobre o fato, e daí houve o engajamento desta instituição.

A representante do Forum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas – Fonasc.CBH, a engenheira civil Thereza Cristina Pereira Castro, abordou os temas da pauta da reunião iniciando pelo Edital 001/2022 que trata das normas, procedimentos e calendário do período eleitoral, orientação sobre os segmentos da sociedade com direito a concorrer ao preenchimento dos cargos de titulares e suplentes e a eleição da Diretoria efetiva para o triênio 2022/2025.

A agenda de mobilização contou com apoio da SEMA, das Secretarias Municipais do Meio Ambiente de Matinha, Pindaré Mirim, Santa Inés, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu e Açailândia, da Câmara Municipal de Bom Jesus das Selvas na pessoa do vereador Valber e demais lideranças que contribuíram no processo de mobilização. Por fim, registramos que a eleição acontecerá no dia 28 de abril na cidade de Santa Inês, prevista a sua realização para o Auditório da Câmara de Diretores Lojistas do município de Santa Inês. Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *