As secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Bacurituba realizaram no dia 23, na quadra do ginásio esportivo municipal, o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef 2022/2024. Após a adesão ao programa, a cidade avança rumo à certificação com a realização do 1º Fórum Comunitário.
O município da Baixada Maranhense é um dos mais 2.023 municípios que aderiram à edição 2022- 2024. O evento que contou com representantes de diversos setores da sociedade civil e a composição do grupo de cidadania e adolescentes núcleo Bacurituba e autoridades, entre elas a prefeita Letícia de Siba, o secretário de Administração municipal, Sebastião Costa, secretários de Assistência e Promoção Social, Saúde e Educação; vereadores; estudantes; idosos; membros do CMDCA; além de representantes de associações; sindicatos; escolas; comércio e conselhos.
“Ao aderir ao Selo UNICEF, Bacurituba assumiu o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência. A gestão municipal trabalha para fortalecer, cada vez mais, o acesso de crianças ao registro de nascimento no primeiro ano de vida, o atendimento ao pré-natal, campanhas de vacinação, a implementação da estratégia Busca Ativa Escolar, etc. Assim, com as discussões que serão realizadas durante o Fórum Comunitário, vamos trabalhar para assegurar a melhoria dos indicadores de impacto social do município”, afirmou a prefeita Letícia de Siba.
O Presidente do CMD- CA Célio Costa, destacou que o 1º Fórum Comunitário marca o compromisso da gestão municipal com a causa da infância e adolescência. “O ganho para o município é oferecer políticas públicas de qualidade implementadas a longo prazo que não fiquem restritas às ações desta edição do Selo, mas que possam continuar e perdurar como base para outras gestões políticas, para que nossas crianças e adolescentes tenham condições de vida satisfatórias”, declarou.
A articuladora do selo Unicef, Stefanny Barros, destacou que o 1º Fórum Comunitário marca o compromisso da gestão municipal com a causa da infância e adolescência. “As secretarias colocaram à disposição do Selo UNI- CEF os melhores técnicos e o resultado é uma comissão fortalecida”, pontuou a articuladora. Fonte: Ascom/PMB