Com Palmeirândia, número de cidades que já deram reajuste aos professores aumenta na Baixada Maranhense

Os vereadores aprovaram nesta semana um projeto enviado pelo prefeito Edilson da Alvorada para reajustar o salário dos professores de Palmeirândia em 33,24%, após pressão da categoria. Com isso, o número de cidades que já anunciaram o aumento disparou na Baixada Maranhense.

Campanha por aumento em municípios da Baixada Maranhense

Na região, o aumento já foi anunciado nos municípios como Arari, Vitória do Mearim, Cajari, Viana, Penalva, Pedro do Rosário, Palmeirândia, Olinda Nova, São João Batista, Matinha, Cajapió, Pinheiro, Anajatuba, Igarapé do Meio, Presidente Sarney, Santa Helena e outros. Por outro lado, cidades como Monção, Peri Mirim, São Vicente Ferrer, São Bento, Bacurituba e Bequimão ainda não tiveram reajuste confirmado.

Nos municípios que o blog cobre, quase todos já confirmaram e outros estão demorando, mostrando resistência ou apresentando alternativas, como é o caso de São Bento, que apresentou uma proposta de reajuste de um pouco mais de 10%. A categoria negou a proposta e prometeu realizar uma manifestação no dia 9 do próximo mês.

Em Bequimão, a contabilidade está avaliando a possibilidade e negociações já estão sendo feitas, porém sem grandes avanços até agora. A mesma situação tem sido visto nas cidades de São Vicente e Bacurituba, onde ainda não se chegou a um acordo, mesmo após reuniões entre os professores e prefeitos. A categoria, por outro lado, diz que só aceita o percentual anunciado pelo Governo Federal, de 33,24%.

A maioria dos gestores admitem a dificuldade em manter o pagamento em dias com o aumento anunciado pelo presidente da República e dizem que os professores já recebem acima do piso em suas cidades. Além disso, eles destacam que houve queda na receita, inchaço da folha de pagamento e que terão dificuldades de investimentos em outras áreas da educação.

Em todos as cidades, diversos sindicatos têm iniciado uma campanha para que os prefeitos garantam o reajuste de 33,24%. O reajuste salarial para a categoria em 2022 foi estipulado pela Lei 11.738/2008, com o aumento recém anunciado por Jair Bolsonaro em todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *