A atual presidente da Câmara de Vereadores de Vitória do Mearim, Salma Faray, está tentando protelar um projeto que vai antecipar a eleição para a Mesa Diretora do Poder Legislativo. A votação de primeiro turno estaria marcada para acontecer amanhã (25), mas poderá ser adiada.
De acordo com as informações, mesmo com o parecer favorável da Comissão de Legislação Justiça e Redação Final, composta pelos vereadores Maria Antônia Sampaio Maciel, Paulo Kristhiano Parente Falcão, Moaci Cesar de Meneses Filho, a ainda presidente decidiu enviar a proposta para ser analisada pela Assessoria Jurídica da casa.
Nesta quinta (24) ela decidiu abrir um prazo de três dias úteis para que a Assessoria Jurídica da Câmara Municipal emita parecer referente à Proposta de Emenda que propõe alteração da Lei Orgânica do Município e antecipa a data da eleição para renovação da Mesa Diretora da Câmara Municipal. A manobra fere o Regimento Interno na opinião dos próprios colegas, que lembraram o artigo 144, que diz que ‘os pareceres das Comissões Permanentes serão obrigatoriamente incluídos na ordem do dia em que serão apreciadas as proposições a que se referem’.
Acontece é que, segundo alguns vereadores ouvidos pelo blog, quem tem que dar os pareceres são as Comissões e não a Assessoria Jurídica. Fora isso, em tese, a proposta sairia da votação de amanhã, retardando a votação da emenda. Procurada pelo blog, a parlamentar não retornou aos contatos.
Eleição definida
A eleição da presidência da casa em Vitória do Mearim já está definida e o presidência ficará por conta do vereador Jonatha Lopes, que deve ser eleito para o biênio 2023-2024. Diversas reuniões estão sendo realizadas por um grupo de parlamentares que formam maioria suficiente para vencer as eleições.
Além de parlamentares da base oposicionista, onde Jonatha dialoga e transita muito bem, ele tem o apoio fechado de outros seis parlamentares da base aliada do prefeito Nato da Nordestina: Linhares, Krystiano Falcão, Cebola, Aleilson Santos, Jânio Batalha e Célio do Conjunto.
Dão tudo um bando de pilantra, querem tirar salma porque ela não repassou mais uns extras pra eles…. É isso que eles querem.. Esses ratos…. O povo merce mesmo….
Só espero que essa nova composição presidencial da câmara de vereadores ajudem o melhor prefeito que Vitória do Mearim já teve a continuar o excelente serviço que vem realizando com grandes projetos e obras de benefícios a população vitoriense, realmente a cidade vive um novo tempo, até quem é oposição já admite