Um levantamento feito pelo Blog do Jailson Mendes, com base nos últimos boletins epidemiológicos das prefeituras, mostra que nos primeiros 12 dias de 2022 mais de 700 casos de Coronavírus foram confirmados em 15 cidades da Baixada Maranhense. O município de Cajapió é o que tem mais infectados.
Os dados foram coletados nas cidades de Vitória do Mearim, Arari, Cajari, Viana, Matinha, Olinda Nova, Penalva, Pedro do Rosário, Bequimão, Peri Mirim, Bacurituba, São Bento, Cajapió, São Vicente e São João Batista.
Nestes municípios, foram confirmados 719 casos de Coronavírus até nesta quarta-feira (12). Os números podem aumentar nas próximas horas, pois existem 298 pessoas na condição de suspeitos, de acordo com os mesmos boletins.
Não há registro de mortos em decorrência da Covid-19 nas últimas semanas e mais de 200 mil doses de vacinas já foram aplicadas desde o início da imunização nestas cidades. Municípios que o blog cobre, como Palmeirândia, Pinheiro e Santa Helena, não divulgaram boletins este ano.
Casos no Maranhão
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite desta quarta-feira (12), que o Maranhão tem 10.402 mortes e 373.107 casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com a SES, foram contabilizados um óbito e 540 pessoas infectadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas no estado, sendo 162 na Grande Ilha de São Luís, 26 em Imperatriz e 352 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, registrou queda e está em 2,78%.