Dezenas de professores de Vitória do Mearim saíram às ruas nesta quarta-feira (15) em busca de respostas sobre as sobras do Fundeb. Além disso, eles reivindicam a segunda parcela do 13º salário, que segue sempre previsão de pagamento na gestão do prefeito Nato da Nordestina.
A manifestação foi convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória do Mearim e foi iniciada desde a manhã, na praça Rio Branco, com a participação de dezenas de profissionais da educação.
Eles cobram, além da segunda parcela do 13º salário, o pagamento das férias, 14º salário ou abono salarial, na forma de rateio do Fundeb. Ao convocar o ato, a diretoria do SindServ informou que a manifestação é para ‘mostrar a insatisfação com a gestão municipal pela ausência de pagamento de abonos referentes aos 70% do Fundeb, além de transparência e diálogo com os servidores.
Após o início da manifestação, o prefeito Nato da Nordestina acionou aliados para conversar com a liderança do movimento e marcou uma reunião para às 15 horas de hoje. Os professores avisaram que, caso a reunião não surta os efeitos esperados, uma nova manifestação deverá ser convocada, com a possibilidade de fechamento de rodovias.