Em cerimônia bastante prestigiada, imortais de São João Batista tomam posse na Academia Joanina de Letras, Ciências e Saberes Culturais

O município de São João Batista teve uma noite bastante especial no último sábado (4) com a posse dos 31 membros  da Academia Joanina de Letras, Ciências e Saberes Culturais (AJOLECIS), casa Fran Figueiredo. A cerimônia de posse foi realizada no salão da Colônia de Pescadores e foi bastante prestigiada pela comunidade e convidados de diversas cidades.

Membros da AJOLECIS tomam posse / Foto: Marcos Figueiredo

Fundada em novembro deste ano e com objetivo de difundir as atividades científicas, expressões artísticas e a literatura, a AJOLECIS dispõe de 40 cadeiras e é presidida pelo escritor e professor Marcondes Serra Ribeiro, que, após empossado pelo representante da Associação das Academias de Letras do Maranhão, Cesar Brito, conduziu a cerimônia e empossou os demais acadêmicos.

Fizeram parte da abertura da mesa, o prefeito Mecinho; o secretário de educação, Saulo Corrêa; a presidente da Academia Matinhense de Letras, Zilda Cantanhede; o secretário de Cultura, Cleydson Serra, e o representante da Câmara Municipal, vereador Chico de Nhozinho. A programação contou com música ao vivo, apresentações culturais da Cia SJB e entoação dos hinos nacional e municipal.

A programação continuou com o discurso do presidente da AJOLECIS e posse dos primeiros 31 membros da agremiação, com a entrega da medalha e o capelo acadêmico. Após o presidente, o primeiro acadêmico empossado foi o ex-prefeito e escritor Luis Figueiredo, que tem como patrono o advogado e professor Fran Figueiredo, falecido em 2020. Ele fez o discurso em nome dos demais acadêmicos, destacando a importância da instituição para o cenário cultural do município.

Ao discursar para os presentes, o professor Marcondes Serra agradeceu a confiança dos colegas em tê-lo indicado para ser o primeiro presidente da AJOLECIS, parabenizou os acadêmicos e destacou o trabalho cultural e social que a instituição terá. “Gostaria de dizer a todos vocês que a partir de agora temos uma grande missa, que é a de elevar ainda mais o nome desta cidade, São João Batista. Eu fiquei muito honrado por ter sido eleito o primeiro presidente e tenham a certeza de que darei ao meu máximo para que todos nós tenhamos êxito naquilo que esta Academia se propõe”, comentou.

Homenagens

A academia é formada por diversas pessoas, entre escritores, poetas, atores, atrizes, professores, juízes, jornalistas, empresários e promotores culturais. Entre eles o cantor e compositor Vandinho Perrete, que realizou uma homenagem ao município de São João Batista. A lista completa dos acadêmicos e patronos pode ser conferida AQUI.

8 respostas para “Em cerimônia bastante prestigiada, imortais de São João Batista tomam posse na Academia Joanina de Letras, Ciências e Saberes Culturais”

  1. Uma cerimônia quase perfeita, senso fosse a injustiça de esquecer como tutor de uma das cadeiras , o saudoso Suvamy Viveikananda Meireles, que dispensa comentários quantos sua importância acadêmica no cenário jurídico do estado., Dentre outros nomes que poderia destacar, parabéns aos acadêmicos imortais e votos de que este embrião gere bons códigos genéticos sustentáveis.

  2. Uma Academia Joanina cujos membros não são conhecidos por boa parte da cidade. Se fosse pra ser assim,nem deveria ter sido criada.

    1. Desconhecer pesquisadores, incentivadores da cultura e estudiosos, em geral, costuma ser uma triste realidade num país como o Brasil, que conhece TUDO sobre a vida pessoal de jogadores e artistas, por exemplo, pouco sobre a vida profissional desses profissionais e praticamente NADA sobre a vida de grandes educadoras, escritores e amantes da produção de conhecimento e cultura. Sou professora e sempre me incomodei com o fato de boa parte dos alunos saberem detalhes da vida pessoal de seus ídolos, mas apresentarem total desconhecimento sobre nomes e vida de escritores e pensadores em geral. Penso que a mídia contribui muito para isso, uma vez que as informações sobre jogadores e artistas têm mais espaço. Que fique bem claro: minha intenção não é diminuir a importância dos profissionais citados. Todos têm importância dentro da sociedade e são indispensáveis para o desenvolvimento do país. Só não concordo com o destaque e status que são dados a umas profissões e negados a outras. Vamos combinar que a remuneração também deveria ser menos desigual.

  3. Quem é Batista Azevedo?
    Como secretário um verdadeiro fiasco, como diretor de escola foi exonerado por processo administrativo. Nunca será visto com bons olhos pela população Joanina.

  4. E quem é esse pessoal pra dizer quem é intelectual ou não?
    E quem é ou foi alguma coisa em SJB? Os patronos das cadeiras.
    Tem gente muito mais relevante na história do município que já se foram mas que estão vivos na memória do povo, isso é que conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *