Urgente: vereadores protocolam pedido de CPI para investigar recursos da Covid-19 em Penalva

Cinco vereadores protocolaram agora há pouco um pedido para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquéritos para investigar os recursos da ordem de quase R$ 5 milhões, que chegaram ao município de Penalva para combater o Coronavírus, comandada pelo prefeito Ronildo Campos.

CPI deve ser aberta nos próximos dias

As assinaturas foram protocoladas nesta quinta-feira (04), pelos vereadores João Batista Aires, Antônio Moacir, James Marques, João Batista Amorim e Fernando Fernandes. Pelo regimento, um terço dos parlamentares seria necessário para abrir a investigação, no caso os cinco da base de Oposição.

No requerimento, eles disseram que ‘é visível que a ingerência na saúde, falta de medicamentos básicos, EPIs, falta de incentivos financeiros e suporte para os profissionais de saúde que atuam na frente da pandemia, até mesmo a compra de equipamentos que não tiveram sua eficácia comprovada, o caso das cabines que ficaram abandonadas nas dependências externas do Hospital Municipal’.

Ainda segundo eles, paralelo a isso, durante todo o período de calamidade pública, foram celebradas diversas contratações, sem processo licitatórios, ausência de gastos públicos, dando margem a supostas irregularidades, superfaturamento e desvios de recursos. Os parlamentares informaram que Penalva recebeu quase R$ 5 milhões do Governo Federal, mas que a gestão comandada por Ronildo Campos não deu a transparência devida dos recursos.

Agora, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores terá que ler o requerimento em plenário e preparar a resolução para iniciar os trabalhos da CPI, que terá 120 dias para organizar tudo, podendo ser prorrogável por igual período.

5 respostas para “Urgente: vereadores protocolam pedido de CPI para investigar recursos da Covid-19 em Penalva”

  1. Esses cinco cabeças de calango não têm nada pra fazerem e querem aparecer. Penalva é referência no tratamento do covid, é tanto, que a mais de 60 dias que não têm um só caso.

      1. Não sou puxa saco, sou profissional da saúde e vejo as coisas. Dou a César o que é de César. Inclusive não votei no “prefeitinho”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *