Vice-prefeito organiza reunião entre governador e deputados com piscicultores em Matinha para discutir crise no setor

O vice-prefeito de Matinha, Narlon Silva, reuniu lideranças para discutir a crise no ramo da piscicultura, que tem dado prejuízo aos produtores do município. Além dos piscicultores, o encontrou contou com a participação de prefeitos, deputados e do governador Flávio Dino.

Piscicultores realizaram churrasco de peixe em Matinha

O encontro foi realizado nesta quinta-feira (23), durante a visita do governador Flávio Dino, com apoio de integrantes da Associação de Piscicultores do Município de Matinha, na Baixada Maranhense. Durante a reunião, foi discutida a crise econômica do setor em decorrência da queda nas vendas de pescado, ocasionada pelo medo da população de contrair a chamada “doença da urina preta”.

Um dos líderes que participou da reunião foi o deputado Adelmo Soares, ex-secretário da Agricultura Familiar do Maranhão. Segundo o deputado, inúmeras “fake News” surgiram em grupos de mensagens afirmando que há risco de se contrair a doença pós o consumo de peixes e frutos do mar.

Adelmo frisou que a irresponsabilidade provocou medo entre a população, que retirou o tradicional peixe da mesa dos maranhenses” e que “o reflexo dessa desinformação é um acúmulo seguido de prejuízos para pais e mães de famílias que vivem da pesca. “Peço encarecidamente às pessoas que não acreditem em mentiras e nem repliquem essa informação equivocada, pois existe uma cadeia produtiva sendo prejudicada por gente que age com maldade, repassando informações sem consultar fontes seguras”, frisou Soares.

Após o encontro, os piscicultores ofereçam um churrasco de peixe preparado pelos organizadores do evento à comitiva do governador Flávio Dino. “Matinha é uma grande referência no setor em todo o Maranhão e por isso estamos reforçando a segurança no processo de produção do pescado da nossa região, garantindo a qualidade de nosso peixe”, declarou Narlon.

Doença da urina preta

A Síndrome de Haff, conhecida por “doença da urina preta”, não teve nenhum caso registrado no Maranhão até agora. Por enquanto, somente os estados do Amazonas, Bahia, Ceará e Pará confirmaram registros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *