UFMA prepara campanha contra trabalho escravo e diz que Baixada Maranhense lidera casos de trabalhadores resgatados no Brasil

No próximo dia 23 de junho, às 10h, o GETECOM (Grupo de Estudos Trabalho Escravo e Comunicação), da Universidade Federal do Maranhão, realiza o lançamento da campanha radiofônica com o objetivo de sensibilização e combate ao trabalho escravo. O evento será de forma virtual, pelo Google Meet.

Frequentemente moradores da região são resgatados fora do Maranhão

A campanha “Trabalho Certo: mesmo na precisão, não caia na escravidão” faz parte do projeto de pesquisa “Comunicação, Migração e Trabalho Escravo Contemporâneo: trajetórias de trabalhadores (as) rurais da Baixada Maranhense”, coordenada pela professora Flávia de Almeida Moura, do departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado Profissional) da UFMA e abrange quatro municípios da região da Baixada Maranhense: Santa Helena, Pinheiro, Penalva e Viana.

A região lidera os locais de origem de trabalhadores que são resgatados de condições análogas à de escravo no Brasil atualmente. O objetivo do projeto é utilizar a mídia, principalmente a radiofônica, para conscientizar a população acerca das formas de aliciamento dos trabalhadores, além de ser uma forma de denunciar o trabalho escravo contemporâneo.

A campanha contou com a participação de dois bolsistas de iniciação científica e pesquisadores voluntários de Graduação e Pós-Graduação dos cursos de Comunicação e Design da UFMA. Foram produzidos, na primeira etapa, sete produtos de áudio, sendo dois podcast e quatro spots para serem veiculados em rádios comerciais e comunitárias da região da Baixada Maranhense, além de circular nas redes de entidades do movimento social, como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO-MA), entre outras.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico. O link de acesso será enviado para o e-mail dos participantes inscritos. Mais informações com a professora Flávia Moura pelo telefone (98) 98104-6288. UFMA/ASCOM

Grupo de Pesquisa da UFMA lança campanha radiofônica de sensibilização e combate ao trabalho escravo na Baixada Maranhense.jpg

Uma resposta para “UFMA prepara campanha contra trabalho escravo e diz que Baixada Maranhense lidera casos de trabalhadores resgatados no Brasil”

  1. Triste realidade da baixada… As pessoas são iludidas e acabam sendo escravizadas, tudo por sonharem em ganhar um salário melhor ou até mesmo conseguir um emprego, enquanto isso os gestores que poderiam pensar em buscar alternativas para geração de emprego e renda pouco se importam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *