Governo homenageia Padre Bráulio, natural de Penalva, em inauguração de Centro Educa Mais em São Luis

A Seduc realizou, na manhã desta terça-feira (18), ato simbólico de oficialização do nome do Centro Educa Mais Joana Batista Santos Silva para Centro Educa Mais Padre José Bráulio Sousa Ayres, escola de tempo integral da rede pública estadual na Cidade Olímpica, em homenagem a José Bráulio Sousa Ayres, popularmente conhecido como Padre Bráulio, que era pároco daquela comunidade. Ele era natural de Penalva.

Padre penalvense morto em 2020 foi homenageado

André Bello, secretário adjunto de Educação Profissional e Integral da Seduc, que no ato representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, explicou que a troca de nome do Centro Educa Mais se dá por tudo o que o Padre Bráulio representava para a comunidade da Cidade Olímpica e por seu engajamento pelas causas sociais e humanitárias da comunidade.

“É muito importante essa nossa escola, um Centro Educa Mais, receber o nome do Padre Bráulio, por tudo o que o padre representava para a comunidade e para o Maranhão. O primeiro padre negro, que lutou por mais justiça social, mais oportunidades, para melhorar a educação. E agora nós temos esse legado, de levar as memórias e as lutas do Padre Bráulio para toda a sociedade maranhense. É o que faremos agora, ainda mais a partir desse Educa Mais”, disse André Bello.

Já Bruno Moraes, gestor geral do agora Centro Educa Mais Padre José Bráulio Sousa Ayres, destaca o envolvimento do finado pároco com a comunidade escolar e os valores deixados por ele. “É uma honra fazermos essa alteração da nomenclatura da nossa escola, porque ela vem muito com o sentimento de pertencimento. Uma vez que o Padre Bráulio foi um grande protagonista na nossa comunidade e no Maranhão como um todo. Então, eu acho que o maior legado dele é o protagonismo dentro da nossa escola”, expressou o gestor.

Natural do povoado Santo Antônio, no município de Penalva, Padre Bráulio chega a São Luís em 1970, ingressando no Seminário Santo Antônio em 1976, tendo sido ordenado como primeiro padre negro do Maranhão, em meados dos anos de 1980. Iniciando aí sua trajetória de sacerdócio à frente de inúmeras paróquias como: Divino Espirito Santo, na Liberdade; Seminário Interdiocesano Santo Antônio; Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac; Santuário e Paróquia de São José de Ribamar; Paroquia de São José do Bonfim.

Importante nome da Igreja Católica, Bráulio era muito querido na capital maranhense por conta de sua vida e obra. Em 2018, assumiu as atividades da Paróquia Santíssima Trindade, na Cidade Olímpica, uma das maiores ocupações urbanas da América Latina, com quase cem mil habitantes, onde ficou até completar a sua jornada.

O ato em homenagem a Padre Bráulio se dá no dia em que completa um ano de sua morte, ocorrida em 18 de maio de 2020, aos 66 anos, vítima da Covid-19. A solenidade de oficialização do novo patrono do Centro Educa Mais contou ainda com a presença da comunidade escolar, do secretário de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves; do procurador geral da Justiça, Dr. Eduardo Nicolau; do promotor de Justiça, Dr. Vicente; da gestora da Unidade Regional de Educação de São Luís, Eva Barros; dos vereados do Coletivo Nós, além de representantes da comunidade e da família do homenageado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *