Joanino, desembargador José Joaquim assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

O desembargador natural da cidade de São João Batista, José Joaquim Figueiredo, foi eleito por aclamação nesta segunda-feira, 01, o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. A desembargadora Angela Salazar foi eleita vice-presidente e corregedora do órgão eleitoral.

Desembargador José Joaquim tomou posse no TRE

Em razão da pandemia causada pela covid-19, a sessão solene foi realizada por videoconferência com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-MA do Youtube e foi acompanhada por autoridades dos poderes executivo, judiciário e legislativo, imprensa e familiares dos agora chefes da Justiça Eleitoral do estado.

“Nossa gestão será marcada pela transparência em todas as ações, priorizando-se as boas práticas, acreditando que o aperfeiçoamento desta instituição pública e a qualificação dos queridos servidores e juízes eleitorais é o caminho mais promissor para alcançarmos as metas prioritárias do Egrégio Conselho Nacional de Justiça e uma justiça que responda aos reclames da sociedade”, disse o novo presidente.

Perfil

José Joaquim Figueiredo dos Anjos nasceu em São João Batista, cidade da Baixada Ccidental do Maranhão, em 22/08/53. Graduou-se em Direito pela UFMA em 1978 e, em 1986, logrou aprovação no primeiro concurso público para procurador do Estado, tendo sido, no mesmo ano, aprovado em concurso para juiz de Direito, ingressando na magistratura em 02/05/87.

Chegou à comarca de São Luís em 12/02/92, exercendo o cargo de juiz auxiliar por 5 anos, além de juiz corregedor na gestão do desembargador Antônio Fernando Bayma Araújo e diretor do fórum “Des. Sarney Costa” nas gestões de Orville Almeida e Jorge Rachid. Palestrante reconhecido na área do Direito Penal, exerceu também o magistério durante 10 anos como professor do Ceuma e da Esmam.

Como titular da 2ª Vara Criminal de São Luís, durante 11 anos e 9 meses, julgou casos importantes envolvendo o crime organizado. Em 19/12/2006, assumiu como desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, pelo critério de merecimento, na primeira votação aberta para tal escolha da história do órgão.

Em dezembro de 2017 assumiu a presidência do TJMA, permanecendo até maio de 2020 e em junho do mesmo ano tomou posse como membro efetivo da Corte do TRE-MA pela segunda vez – a primeira foi de 18/02/2009 a 18/02/2011, onde assumiu a vice-presidência e Corregedoria Regional Eleitoral.

2 respostas para “Joanino, desembargador José Joaquim assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão”

  1. O desembargador José Joaquim é um exemplo para todos nós joaninos que sonhamos com uma carreira na magistratura.
    Parabéns ao desembargador. É uma grande satisfação saber que dá nossa terra saiu alguém tão grande e está levando o nome de nossa cidade tão longe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *