O município de São João Batista recebeu ontem, 20, o II Encontro de Povos Quilombolas e Matriz Africana. O evento foi realizado no terreiro de babalorixá Parente, durante o Festejo de São Sebastião, no bairro Campo de Bola.

O evento foi realizado com apoio de organizações como o Cenarab (Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira); Conem (Conselho Nacional de Entidades Negra) e a RAN (Rede Amazônia Negra), representadas pelo Coordenador estadual Jhonata de Xangô, com apoio do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Compir) de São João Batista, coordenado por Fernando Ribeiro.
Estiveram presentes diversos representantes de terreiros do municípios, líderes quilombolas, coordenadores de entidades de representação e secretários municipais. Na oportunidade, Fernando Ribeiro foi eleito vice-presidente estadual das organização e Maria da Luz a coordenadora municipal.
Segundo Jhonata de Xangô, o encontro ouviu as principais demandas dos membros e busca firmar parcerias com gestores para fortalecer o trabalho desenvolvido por membros de terreiros e quilombos. Dias atrás ele se reuniu com o prefeito da cidade, Mecinho, e com secretários municipais.
ainda bem que usaram máscaras, uma aglomeração boa pro virus se proliferar vamos tomar cuidado