O Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília registrou o tremor de terra na Baixada Maranhense durante a madrugada desta sexta-feira, 04. O abalo sísmico foi registrado com epicentro na cidade de Itapecuru Mirim, com magnitude de 4.2 na Escala Richter. A cidade exata deve ser corrigido nas próximas horas pelo órgão.


O horário registrado pelo observatório de Brasília foi exatamente a hora em que moradores relataram ter havido o tremor, principalmente nas cidades de Bacurituba, Cajapió e São Bento, além de São Vicente Ferrer e São João Batista, em menor grau, por volta de 5 segundos. Uma pessoa teria morrido com o susto na cidade de Bacurituba.
Em entrevista à um canal de tv, o geógrafo e professor Martonio Tavares disse que esta não é a primeira vez que ocorre tremores na região da Baixada Maranhense e que esses tremores são mais comuns no leste do Nordeste em razão da ruptura de uma falha geológica. “Já ocorreram tremores, como por exemplo, em 2004 e 2014. Eles podem ocorrer devido a compressão resultante do movimento das placas tectônicas, e costumam ter duração de 5 a 15 segundos”, explicou.
Mosart Soares, professor da cidade de Cajapió e estudioso no assunto, explicou que o evento sísmico acontece pelos movimentos das placas tectônicas que formam o subsolo da terra e que as vezes acontece delas se deslocarem. Ele gravou um vídeo falando sobre o momento (veja abaixo).
Hoje também pela manhã o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) também registrou o fenômeno, com localização correta. Um vídeo espalhado pelas redes sociais também mostram o momento exato do tremor na cidade de Bacurituba. Vejam…
Deve ter caido muinta manga 😁
Manga rosa