Um decreto da prefeita de Vitória do Mearim, Dídima Coelho, colocou o município em Estado de Calamidade Pública neste domingo, 22. A informação foi publicada no site do Diário Oficial do Municipal e leva em conta o avanço dos casos de Coronavírus e H1N1 no Maranhão e o aumento das chuvas na cidade.
De acordo com o documento, obtido pelo Blog do Jailson Mendes, este mês as chuvas se intensificaram em todo o território municipal e, em razão da superação da média histórica de chuvas em Vitória do Mearim, teve-se a ocorrência de eventos adversos associados ao volume de corpos hídricos e à intensidade das precipitações pluviométricas.
Ainda segundo o decreto, as condições meteorológicas têm causado impactos no município de Vitória do Mearim, provocando, inclusive deslocamento da população para abrigos temporários, o que favorece a disseminação de doenças de transmissão respiratória, a exemplo das infecções virais e os danos e prejuízos causados pelos
desastres naturais de origens hidrológicas, meteorológicas e, principalmente, biológicas, comprometem parcialmente a capacidade de resposta do poder público municipal.
“Fica declarada situação de calamidade, em todo o território do Município de Vitoria do Mearim, para fins de prevenção e enfrentamento ao vírus H1N1 e a COVID-19, bem como para prestação de socorro e assistência humanitária à população do município vitoriense atingido por chuvas Intensas”, diz a prefeita. Com isso, a gestora poderá realizar contratos sem licitações para aquisição de bens e serviços necessários durante o período; as férias de profissionais de saúde estão suspensas e todos os processos em tramitação se darão em regime de urgência.
Um segundo decreto de Dídima estabelece as medidas para prevenção do Coronavírus e Comitê Municipal de Prevenção e Combate à COVID-19 e dispõe sobre novas medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo COVID-19. Vejam abaixo o documento.
Certo era mudar esse Ministro da Saúde, esse só pensa nos Milhões da Saúde, tem que botar um Ministro da Saúde novo pra ajudar todos os Estados do Brasil.