O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Governo do Estado, realizou nesta sexta-feira (20), o 2° Ciclo de Capacitação do Selo Unicef (edição 2017-2020). Durante todo o dia, os articuladores municipais do Selo conheceram a metodologia e simularam a realização dos Fóruns Comunitários, etapa obrigatória na realização do Selo, a ser cumprida até o mês de junho nessas cidades.
O Fórum tem como objetivo realizar a escuta qualificada da população e suas diferentes representações quanto as necessidades e prioridades em políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes. A partir disso, os municípios desenvolverão um Plano de Ação, voltado para identificar os principais desafios e definir as prioridades para o enfrentamento das desigualdades na realização dos direitos de crianças e adolescentes.
O município de São Vicente Ferrer, administrado pela prefeita Conceição Castro, participa das ações do Selo Unicef e busca integrar as políticas públicas em busca do reconhecimento. Do município, participaram o articulador de jovens, Daweson Santos; e o jovem Fernando Messias, ex-chefe de Gabinete da prefeita.
No Maranhão, 209 municípios aderiram a esta edição do selo. O Governo do Estado é parceiro do Unicef e aproveita a metodologia utilizada por ele, para causar impacto nos indicadores relacionados a proteção integral à criança e ao adolescente. “A ideia é usar esse exercício que o Unicef faz com os municípios que é bastante simples, de aproximação entre a realidade que precisa mudar e a capacidade de monitorar esses indicadores e aplicar isso de maneira democrática e muito bem capilarizada no Maranhão”, afirmou o secretário de Políticas Públicas e Articulador Estadual do Selo Unicef, Marcos Pacheco.
Após o primeiro ciclo de capacitação, que ocorreu em novembro do ano passado, os municípios desenvolveram inúmeras atividades, entre elas, diagnóstico participativo da situação da infância e adolescência, adesão à Campanha “Fora da Escola Não Pode”, de busca ativa escolar e de criação de núcleos de adolescentes para engajamento e mobilização destes públicos para o debate de seus direitos.