Em artigo, ex-prefeito Luiz Figueiredo fala sobre esperança e abandono em São João Batista

Resultado de imagem para luiz figueiredo de sjb
Luiz Figueiredo

Há algum tempo escrevi um artigo intitulado “São João Batista, terra da esperança”, mas infelizmente hoje já não tenho a mesma convicção e o mesmo otimismo em relação ao progresso e desenvolvimento econômico e social desta terra de tantos filhos ilustres, muitos ocupando cargos importantes na administração pública e empresarial.

Técnicos das mais diversas áreas, médicos, engenheiros, advogados, juízes, procuradores promotores, desembargadores, secretários de estado, deputados e ate um governador interino. São João Batista sempre foi destaque, chegando a eleger dois deputados estaduais na mesma legislatura – Francisco Figueiredo e José Dominici, conquista que poucos municípios pequenos conseguiram, a exemplo de Rosário com Ivar Saldanha e Orlando Aquino.

Completando sessenta anos de emancipação política, o municipio já passou por diversas experiências administrativas, muitos gestores souberam honrar a confiança dos eleitores e da população, outros nem tanto. Na verdade a cada ano a administração pública se deteriora com a prática de atos que contrariam a ética e a moralidade, decepcionado a todos. Apesar da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei da Ficha limpa estarem sendo aplicadas rigorosamente pelo Ministério Público e pelo judiciário, os abusos continuam.

O município, na unidade federativa que forma o país é a base do desenvolvimento local e por consequência nacional, e é nesse sentido que sempre acreditei num grande trabalho capaz de proporcionar ao nosso povo a qualidade de vida almejada por todos. A falta de planejamento, o empreguismo como forma de conquistar votos, atraso no pagamento dos servidores, descaso com a saúde e a educação, abandono do patrimônio público, o suborno e a corrupção, contribuem para a desorganização dos serviços prestados a comunidade.

Os equipamentos e maquinário da prefeitura sucateados, prédios e obras abandonados, e/ou inacabadas e como prova podemos citar um colégio e um posto médico no povoado Santana, uma quadra esportiva em Olinda dos Aranhas, e na sede um colégio e o CRAS. Ainda podem ser citados o abandono do Posto Médico do Paulo VI, Centro Esportivo, Mercado, Casa da castanha e praça; no centro um colégio inacabado e um espaço para os idosos sem qualquer uso ou qualquer utilidade, abandonado; no Arrebenta a Casa do mel e um colégio em ruínas, e muitas outras aberrações. Joga-se o dinheiro do povo fora em prejuízo de todos.

Farras e desperdício marcaram a passagem desses irresponsáveis e incompetentes. Cabe aos vereadores a importante missão de fiscalizar os atos praticados pelos prefeitos, mas lamentavelmente aqui em São João Batista isso não vem acontecendo. Temos uma câmara submissa, conivente, acovarda que não se sabe a troco de que aprova contas rejeitadas pelo TCE, isentando gestores desonestos dos rigores da lei e incentivando a m’a aplicação dos recursos públicos.

Hoje clamamos por uma ação moralizadora como a que a que se tem tentando no plano nacional. As medidas anticorrupção precisam chegar a São João Batista, punir os culpados, moralizar a administração e colocar a nossa terra e a sua gente novamente na rota do desenvolvimento e da esperança…

Luiz Figueiredo, ex-prefeito de São João Batista

5 respostas para “Em artigo, ex-prefeito Luiz Figueiredo fala sobre esperança e abandono em São João Batista”

  1. Cara de ignorante, nunca muda. Agora que da uma de bonzinho, vai planta babata, e conferir as áreas do ambude, e colocar termômetro em macaco pra sabe se esta com febre ou não.

  2. Farras maior do que vos fizeram com dinheiro público onde aluguel de avião a família toda era como transporte de VAN que hoje se faz com muito custo. Época em que não existia TCE. Quem mais ?

  3. Um erro não justifica outro. É verdade que as nossas críticas é pela razão de que acreditavamos que o Dr. João Dominici viesse fazer a diferença….aí a decepção ….a nossa esperança como é a única que morre, foi adiada. E haja descaso com a coisa pública. João Dominici teve o cunhado governador e nada fez pela nossa cidade. É um homem influente. Mas tem nos envergonhando. Apareceu muito contente nas redes sociais, porque o governador vai fazer 5 ruas em São João Batista.?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *