A Prefeitura Municipal de Cajapió e a Secretaria Municipal de Saúde estão realizando diversas palestras sobre a hanseníase no município. Ontem, 31, a equipe de profissionais da secretaria realizaram mais uma palestra sobre a doença que tem atingido milhares de brasileiros todos os anos.
Através das Equipes da Estratégia Saúde da Família, os profissionais promoveram nesta quarta-feira palestras sobre à hanseníase. O objetivo foi alertar para os sinais e sintomas da hanseníase e incentivar a procura pelos serviços de saúde e mobilizar os profissionais de saúde quanto à busca ativa de casos novos.
Com isso, eles acreditam que devem interromper a cadeia de transmissão de forma precoce e oportuna, de esclarecer dúvidas e da importância do diagnóstico precoce da doença.
A doença
A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos.
Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. A lepra pode ser curada com 6 a 12 meses de terapia com vários medicamentos. O tratamento precoce evita deficiência.
Folha de SJB