‘Projeto Ler, Escrever e Pensar’ é encerrado com premiação em São Vicente e Cajapió

O projeto “Ler, Escrever e Pensar – Conscientizar para Transformar”, realizado pelo Ministério Público do Maranhão há três anos, teve o encerramento em 2017 na última quinta-feira, 30/11, nos municípios de Cajapió e São Vicente Férrer.

A iniciativa leva a discussão para as escolas da rede pública municipal e estadual sobre a temática da corrupção, por meio de palestras, debates e concursos de redação. Em Cajapió, que é termo judiciário da Comarca de São Vicente Férrer, a cerimônia foi iniciada com a apresentação da “Banda Marcial Municipal Lazico Araújo”, que executou o hino da cidade e interpretou músicas regionais.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito e a vice-prefeita de Cajapió, Marcone Pinheiro Marques e Ana Sílvia Tavares Silva, respectivamente; o secretário municipal de Educação, Mozart Soares; o vereador Édson Pinto; a secretária de gestão de Unidades Regionais de Educação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rosyjane de Paula.

Pelo Ministério Público, participaram o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Marco Antônio Santos Amorim, e a promotora de justiça da comarca de São Vicente Férrer, Alessandra Darub Alves. O corpo docente de Cajapió foi representado pela professora Maria Aparecida Costa Cardoso e o discente, pelo estudante João Lucas Alvares. Durante a solenidade foram premiados alunos, professores e escolas da rede pública de ensino de Cajapió participantes do concurso de redação, que integra o projeto “Ler, Escrever e Pensar – Conscientizar para Transformar”.

– Rede estadual de ensino

– 3° LUGAR – EMANUELLY PEREIRA COSTA (1º ANO A); 2° LUGAR – NATALIA DE JESUS PINHEIRO ASSUNÇÃO (3° ANO A); 1° LUGAR – RAMIRES CRISTINA BARROS (2° ANO “B”), todos do Centro de Ensino Paulo Cordeiro Filho.

– Rede municipal de ensino

– 3° LUGAR – DIANA DA CONCEIÇÃO P. COELHO (9° ANO ‘B’); 2° LUGAR – MAYANNA DHAPHYNNE DE JESUS SERRA (9° ANO C); 1° LUGAR – KAYO VINICIUS TEIXEIRA DINIZ (9° ANO “B”), todos são da escola Denizard Almeida e Silva.

Foi também condecorado, com menção honrosa, o aluno João Lucas Alvares por sua participação na Olimpíada Brasileira de Matemática em 2016. Além dos alunos, também foram premiados os professores e as escolas que se destacaram na execução do projeto. O Município de Cajapió entregou notebook, tablet e celular, para os professores da rede municipal classificados em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

SÃO VICENTE FÉRRER

Em São Vicente Férrer, o projeto “Ler, Escrever e Pensar – Conscientizar para Transformar” também premiou alunos, professores e a escola que mais se destacou. Participaram da cerimônia de encerramento os promotores de justiça Marco Antônio Santos Amorim (diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais) e Alessandra Darub Alves (titular da comarca de São Vicente Férrer), a prefeita do município, Conceição de Maria Pereira Castro, o secretário municipal de Educação, Fábio Santos Teixeira, e o representante da Unidade Regional de Educação de Viana, Gerson Padilha.

PREMIAÇÃO

Os estudantes da rede municipal de ensino premiados foram: 3º lugar – NATÁLIA SOUZA MENDES (9º ano da Escola Municipal Educativa); 2º lugar – JULIANA MENDES FONSECA (9º ano da Escola Unidade D. Pedro I); 1º lugar – CAMILA PINHEIRO PEREIRA (9º ano da Escola Municipal Educativa). Como destaque foi escolhida a Escola Municipal Educativa.

Na rede estadual, foram contemplados: 3º LUGAR – JOÃO LUCAS SOARES MOREIRA (Centro Integrado de Ensino Dr. José Arouche; 2º LUGAR – GLEYSON COSTA ARAÚJO (2º ano do Centro de Ensino Ana Mota); 1º LUGAR – ELIZABETH FONSECA SERRA (3º ANO “A” do Centro de Ensino Ana Mota). A escola destaque foi o Centro Integrado de Ensino Dr. José Arouche.

Folha de SJB

3 respostas para “‘Projeto Ler, Escrever e Pensar’ é encerrado com premiação em São Vicente e Cajapió”

  1. Eu Josinéia S.Rodrigues professora, participei do projeto e fiquei em segundo lugar na categoria dos docentes e gostei muito, espero que mais projeto venha para o município, estou de mãos aberta para desenvolver com os discentes.

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