O mapa do turismo do Maranhão cresceu em comparação ao ano passado, com a entrada de 16 municípios e exclusão de nove do Mapa do Turismo Brasileiro, passando de 46 para 53 cidades com vocação turística, distribuídas em dez regiões. Já o número de regiões turísticas não sofreu alteração. A boa notícia é que cidades da Baixada Maranhense entraram na nova lista e sob o comando do prefeito Dr. Marcone, a cidade de Cajapió entrou para a lista do turismo brasileiro.
O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões. O crescimento dos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.
“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo. A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país.
Nove municípios maranhenses deixaram de integrar o Mapa do Turismo Brasileiro e outros 16 foram incluídos, ou seja, o Maranhão passou a contar com a sete a mais do que a edição anterior. Todos os polos foram mantidos e mantiveram-se sem alteração os de São Luís e do Delta das Américas, ou seja, nos demais houve inclusões e exclusões.
Os municípios que foram excluídos do Mapa são Apicum-Açu, Cedral, Conceição do Lago Açu, Curupu, Mirinzal, Monção, Santa Inês (foto), Turiaçu e Vitória do Mearim. Foram incluídos, Balsas, Bequimão, Cajapió, Cantanhede, Centro Novo, Chapadinha, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueira, Itinga do Maranhão, Montes Altos, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Primeira Cruz,São João do Sóter Tasso Fragoso e Vargem Grande.
Veja como ficaram os polos maranhenses no novo Mapa do Turismo:
- Polo São Luís: São Luís, Alcântara, Raposa e São José de Ribamar
- Polo Amazônia Maranhense: Carutapera, Centro Novo e Luís Domingues
- Polo Chapada das Mesas: Balsas, Carolina, Estreito, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueira, Imperatriz, Itinga do Maranhão Riachão, Montes Altos e Tasso Fragoso
- Polo Cocais: Caxias, Codó, Coelho Neto, Igarapé Grande, Pedreiras, São João do Sóter e Timon
- Polo Delta das Américas: Água Doce do Maranhão, Araioses, Paulino Neves e Tutóia
- Polo Floresta dos Guarás: Bequimão, Guimarães e Porto Rico do Maranhão
- Polo Lagos e Campos Floridos: Arari, Cajapió, Cantanhede, Pindaré-Mirim, Pinheiro e Viana
- Polo Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Humberto de Campos Santo Amaro do Maranhão e Primeira Cruz.
- Polo Munin: Axixá, Cachoeira Grande, Chapadinha, Icatu, Morros e Rosário e Vargem Grande.
- Polo Serras Guajajara Timbira e Kanela: Barra do Corda, Grajaú e Jenipapo dos Vieiras.
Folha de SJB