O caso da prisão realizada ontem em São João Batista realizada pela Policia Militar repercutiu e continua repercutindo. No facebook, o vídeo já foi visto por quase 40 mil vezes e centenas de comentários no post do titular do blog. Também no facebook, mais de 600 pessoas compartilharam o vídeo publicada em redes sociais.
Ontem, após a publicação, a família confirmou que deverá ingressar na justiça contra a atitude dos policiais, considerada por eles como injusta e abusiva. A informação foi passada pelo irmão de Luciano, que disse que a moto era de seu pai, morador do povoado Sarnambi, zona rural de São João Batista.
No mesmo sentido, o blogueiro e sargento da Polícia Militar de São Luis disse em seu blog que a ação da polícia foi normal. Na matéria, Ebnilson Carvalho, que também foi candidato a vereador, reproduziu trechos das matérias deste blog e comentou a operação. Para ele “uma abordagem policial segue um padrão, baseado nos institutos legais de conformidade com a legislação pertinente. No caso em tela, como já dito pelo comandante do DPM, foi uma abordagem dentro da normalidade”, disse.
“A PM cumpre seu papel, as vezes o tratamento pode não ser o esperado pela população, por que isso depende muito das circunstancias da ocorrência. As palavras ríspidas não podem soar bem ao abordado, pois numa operação policial nunca se pode mensurar quem é e como agirá aquele que é submetido a uma abordagem. Vendo as imagens não se nota violência por parte da PM, foram usadas palavras enérgicas típicas de uma abordagem. Não houve truculência, e sim uma força proporcional ao evento. O referido conduzido, não obedeceu a ordem legal de um agente da autoridade. A PM tem constitucionalmente poderes para desenvolver suas atividades policiais, uma ordem legal não pode ser descumprida pelo bel prazer do abordado” continua o sargento que trabalha na capital do estado.
Por fim, Ebenilson ressalta que o rapaz da ocorrência não é marginal, mas que a ocorrênca é típica de trânsito. “Pelo que se apurou, o rapaz não é marginal e nem bandido. A ocorrência é tipica de trânsito. Quanto a condução no xadrez do camburão é um procedimento de segurança, mesmo por que havia apenas dois policiais e um estava conduzindo o veiculo apreendido o outro a viatura. Por uma questão de segurança o mesmo foi conduzido no xadrez da viatura, já houveram diversos casos parecidos de conduzidos reagirem e matarem policiais, a prudência e a precaução é o melhor caminho. Dessa forma, os fatos foram esclarecidos e os PMs agiram dentro da lei e da normalidade”, finaliza o sargento que conversou com o blog.
O caso tomou projeções estaduais e só deve terminas nas barras da justiça. Clique AQUI para ver a matéria completa publicada pelo blogueiro e sargento Ebenilson.
Folha de SJB
COOPERATIVISMO ISSO SIM, GRAÇAS A DEUS UM TRESLOUCADO DESSE NÃO SE ELEGEU