Vereadora Luana da Colônia representa Penalva na 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres

A presidente da Câmara Municipal de Penalva, vereadora Luana da Colônia, participou, nesta terça-feira (19), da 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres do Maranhão, representando as mulheres penalvenses no debate sobre os desafios e avanços das políticas públicas voltadas para o público feminino. O evento, promovido pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU) e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

Ao lado de lideranças de Penalva, vereadora participou do evento em São Luis

O lema desta etapa foi “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas” e reuniu cerca de 1.200 participantes, entre especialistas, gestoras públicas, lideranças políticas, representantes da sociedade civil e cerca de 300 delegadas eleitas nas etapas municipais e regionais. Durante a programação, foram discutidos temas fundamentais como: participação política das mulheres, enfrentamento à violência de gênero, autonomia econômica, saúde da mulher, educação inclusiva e direitos sexuais e reprodutivos.

A vereadora Luana destacou, por meio de suas redes sociais, a importância da conferência como espaço de escuta e formulação de políticas públicas baseadas em demandas reais. “Participei da 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. As políticas públicas para mulheres buscam garantir direitos, combater a violência, promover saúde, trabalho digno, educação e participação política. O tema ‘Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas’ reforça que a ampliação da cidadania feminina é fundamental para uma sociedade mais justa e com oportunidades iguais”, declarou.

Presente na cerimônia de abertura, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, ressaltou a importância da participação ativa da sociedade civil na formulação de políticas públicas eficazes. “Não existe política para as mulheres feita apenas de cima para baixo. Precisamos ouvir os movimentos, os conselhos, as conferências. Esse é o sentido da democracia participativa: garantir que a voz das mulheres esteja no centro das decisões”, afirmou a ministra.

A etapa estadual da conferência consolida propostas que serão levadas à etapa nacional, prevista para ocorrer nos próximos meses, e tem como objetivo fortalecer ações e ampliar os direitos das mulheres maranhenses em diversas esferas da vida social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *