Centro Educacional Penalvense quebra recorde com 72 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2025

A UMI – Centro Educacional Penalvense conquistou um feito histórico ao ganhar 72 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2025, estabelecendo um novo recorde. O resultado com a lista de medalhistas foi liberado para consulta nesta segunda-feira (30) em todo o Brasil.

Escola de Penalva se destacou na OBA 2025

Os estudantes de Penalva conquistaram 42 medalhas de ouro, 21 de prata e 9 de bronze, superando todas as expectativas. Sob a liderança dos professores de Ciências da Natureza João Martins e Lidmar Freitas, os estudantes do UMICEP demonstraram excelência em conhecimentos astronômicos e astronáuticos, refletindo um trabalho pedagógico focado na motivação e no desenvolvimento científico.

Este desempenho extraordinário não apenas coloca a UMI- Centro Educacional Penalvense no topo do cenário educacional nacional, mas também inspira outras instituições a investirem na formação científica dos jovens. O resultado é fruto de um ambiente que valoriza a curiosidade, o estudo consistente e o espírito de equipe.

Parabéns a UMI – Centro Educacional Penalvense, os estudantes e toda a equipe gestora da escola que sempre apoia e insentiva o conhecimento científico.

A Olimpíada

A OBA consiste em uma prova teórica sobre astronomia e astronáutica, enquanto a OBAFOG envolve a construção e o lançamento de foguetes. De acordo com a organização, mais de 1,5 milhão de alunos participaram da edição 2025. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo o Brasil e no exterior desde que por escolas de língua portuguesa.

A prova da OBA é realizada de forma presencial na escola, sob supervisão dos professores aplicadores. Já a  OBAFOG é uma olimpíada experimental, em que os alunos constroem e lançam foguetes a partir de bases de lançamento. Os equipamentos podem ser construídos individualmente ou em equipes de até três alunos.

2 respostas para “Centro Educacional Penalvense quebra recorde com 72 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2025”

  1. meus parabéns a todos vcs continuem se dedicando para q vcs tenham um futuro brilhante e q Deus venha abençoar essa geração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *