Aluna nota 10 da UEMA, natural de São João Batista, é homenageada pelo Governo do Estado em lançamento de prêmio de incentivo a estudantes

Uma estudante natural da cidade de São João Batista, que tirou nota máxima na redação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi uma das convidadas pelo Governo do Estado nesta terça-feira (15), no Palácio dos Leões. Na ocasião, o governador Carlos Brandão assinou a Medida Provisória que institui o Programa Bolsa e Prêmio Estudante Destaque Universitário, que vai premiar os melhores estudantes do estado.

Aluna ao lado do governador, mãe e irmão

Trata-se da jovem Rafysa Fernanda Oliveira Nunes, de 21 anos e natural de São João Batista, na Baixada Maranhense. Ela tirou nota 10 na redação do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Uema (PAES) de 2024 e ficou entre as primeiras selecionadas para o curso de Relações Internacionais do polo de São Luis, onde estuda desde o início do ano.

Lançado pelo governador Carlos Brandão, o ‘Prêmio Estudante Destaque Universitário’ tem o objetivo de valorizar e reconhecer o desempenho de alunos maranhenses da rede pública que se destacarem em processos seletivos de acesso ao ensino superior, como o PAES (Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Uema), ENEM e vestibulares fora do estado. O evento que marcará a entrega da premiação ainda será divulgado pelo Governo do Estado.

Para o reitor da Uema, Walter Canales, a medida representa um avanço importante na valorização da educação pública. “Nós participamos hoje do lançamento de um programa muito especial para os alunos provenientes da rede pública que vão adentrar ao ensino superior aqui do Maranhão, é uma premiação e uma bolsa para aqueles melhores colocados”, destacou.

Aluna destaque no último seletivo da UEMA, Rafysa Fernanda falou sobre o momento. “Eu acho que esse programa chega para incentivar mais ainda os alunos que entram na educação superior. E eu, que sou oriunda de escolas públicas da Baixada Maranhense, me sinto ainda mais prestigiada por receber este convite para participar desta solenidade. Acredito que estaremos dando mais um passo em busca de uma educação de qualidade”, completou.

História

Rafysa nasceu em São João Batista, na Baixada Maranhense. Ela tem 21 anos e fez até o Ensino Fundamental em sua própria cidade. Após isso, fez o Ensino Médio na unidade plena do IEMA de São Vicente Ferrer com o curso de Serviços Jurídicos. Em seguida passou nas primeiras colocações para o curso de Relações Internacionais da UEMA de São Luis e tirou a nota máxima na redação. Ela é filha dos servidores públicos Jacob Nunes e Cleany Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *