Professora de inglês da cidade de Viana é aprovada em programa do Governo Federal para estudar nos Estados Unidos

O Governo Federal, por meio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), divulgou o resultado preliminar do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) e uma das 299 aprovadas é uma professora da cidade de Viana, na Baixada Maranhense. Ela vai participar, em junho, de um curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos.

Professora vianense viaja para os EUA em junho

Trata-se de Josefa Andréa Costa e Costa, graduada em Letras pela UFMA e em Teologia pelo IESMA, com especialização em Metodologias Aplicadas ao Ensino de Língua Portuguesa (IESF) e mestrado em Letras (UFMA). Atualmente, ela é professora da Rede Estadual (Língua Portuguesa) e da Rede Municipal (Língua Portuguesa e Língua Inglesa), na Escola Municipal João Ferreira Cidreira – Ibacazinho em Viana.

A professora contou que sempre teve o apoio do esposo e dos filhos para seu crescimento profissional, além do incentivo dos seus pais que sempre são presentes em sua vida. “Essa conquista não é apenas minha, ela foi construída com o apoio de pessoas especiais. Em especial, minha amiga, a professora Zilda Cristina que já trilhou esse caminho antes de mim e foi minha grande incentivadora. Foi ela quem me apresentou o programa, explicou cada etapa do processo e me inspirou a acreditar que esse sonho também era possível para mim, assim como para os demais professores que acreditarem e estiverem dispostos a viver esse desafio. Seu apoio foi essencial, e sou profundamente grata por sua generosidade, orientação e inspiração”, declarou.

A vianense comentou ainda sobre suas expectativas. “Agora, sigo rumo a essa jornada repleta de expectativas, pronta para aprender, crescer e viver experiências transformadoras. “Tenho consciência de que muitos desafios virão, mas estou determinada a aproveitar cada oportunidade com coragem e dedicação”, completou a docente, que foi selecionada ao lado de outros professores do Maranhão.

O programa

O PDPI é desenvolvido em parceria entre a CAPES, a embaixada dos Estados Unidos e a Comissão Fulbright. A iniciativa oferece a professores de língua inglesa da educação básica, em exercício na rede pública de ensino brasileira, a oportunidade de um curso intensivo de seis semanas em universidade naquele país, com atividades acadêmicas e culturais. O Programa proporciona imersão no cotidiano de um país de língua inglesa, expandindo a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma. O curso também prevê compartilhamento de metodologias para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem.

A seleção tem por objetivo preencher 299 vagas, sendo até seis para cada estado e o Distrito Federal, para o nível básico, um máximo de três para o intermediário e um limite de duas para o avançado. O embarque para os EUA deve ocorrer entre 26 e 28 de junho e as atividades naquele país, de 29 de junho a 8 de agosto, com retorno para o Brasil entre os dias 8 e 11. Com informações do O Vianense Notícias.

2 respostas para “Professora de inglês da cidade de Viana é aprovada em programa do Governo Federal para estudar nos Estados Unidos”

  1. Parabéns, Josefa!
    Que Deus continue te capacitando mais e mais nessa nova jornada.🙏🏼🙏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *