O Governo Federal, por meio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), divulgou o resultado preliminar do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) e uma das 299 aprovadas é uma professora da cidade de Viana, na Baixada Maranhense. Ela vai participar, em junho, de um curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos.

Trata-se de Josefa Andréa Costa e Costa, graduada em Letras pela UFMA e em Teologia pelo IESMA, com especialização em Metodologias Aplicadas ao Ensino de Língua Portuguesa (IESF) e mestrado em Letras (UFMA). Atualmente, ela é professora da Rede Estadual (Língua Portuguesa) e da Rede Municipal (Língua Portuguesa e Língua Inglesa), na Escola Municipal João Ferreira Cidreira – Ibacazinho em Viana.
A professora contou que sempre teve o apoio do esposo e dos filhos para seu crescimento profissional, além do incentivo dos seus pais que sempre são presentes em sua vida. “Essa conquista não é apenas minha, ela foi construída com o apoio de pessoas especiais. Em especial, minha amiga, a professora Zilda Cristina que já trilhou esse caminho antes de mim e foi minha grande incentivadora. Foi ela quem me apresentou o programa, explicou cada etapa do processo e me inspirou a acreditar que esse sonho também era possível para mim, assim como para os demais professores que acreditarem e estiverem dispostos a viver esse desafio. Seu apoio foi essencial, e sou profundamente grata por sua generosidade, orientação e inspiração”, declarou.
A vianense comentou ainda sobre suas expectativas. “Agora, sigo rumo a essa jornada repleta de expectativas, pronta para aprender, crescer e viver experiências transformadoras. “Tenho consciência de que muitos desafios virão, mas estou determinada a aproveitar cada oportunidade com coragem e dedicação”, completou a docente, que foi selecionada ao lado de outros professores do Maranhão.
O programa
O PDPI é desenvolvido em parceria entre a CAPES, a embaixada dos Estados Unidos e a Comissão Fulbright. A iniciativa oferece a professores de língua inglesa da educação básica, em exercício na rede pública de ensino brasileira, a oportunidade de um curso intensivo de seis semanas em universidade naquele país, com atividades acadêmicas e culturais. O Programa proporciona imersão no cotidiano de um país de língua inglesa, expandindo a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma. O curso também prevê compartilhamento de metodologias para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem.
A seleção tem por objetivo preencher 299 vagas, sendo até seis para cada estado e o Distrito Federal, para o nível básico, um máximo de três para o intermediário e um limite de duas para o avançado. O embarque para os EUA deve ocorrer entre 26 e 28 de junho e as atividades naquele país, de 29 de junho a 8 de agosto, com retorno para o Brasil entre os dias 8 e 11. Com informações do O Vianense Notícias.
excelente
Parabéns, Josefa!
Que Deus continue te capacitando mais e mais nessa nova jornada.🙏🏼🙏🏼👏🏼👏🏼👏🏼