Mesmo após receber quase R$ 100 milhões do Governo Federal só nos primeiros três meses deste ano, a gestão do prefeito Joãozinho Pavão disparou, nesta segunda-feira (7), um ofício aos comerciantes da cidade de Santa Helena, na Baixada Maranhense, para realizar um evento referente ao Domingos de Ramos. O documento foi amplamente criticado e o gestor teve que suspender os pedidos.

Em um documento assinado pela secretária de Cultura, Turismo e Eventos do município, Célia Silva disse que a gestão precisava dos recursos para realizar os eventos sobre o Domingos de Ramos deste ano e que contava com o apoio dos comerciantes para disponibilizarem patrocínios. A secretária nomeada por Joãozinho Pavão garantiu que todas as empresas que dessem os recursos seriam divulgadas e disponibilizou um e-mail e um telefone para demais informações.
A iniciativa gerou uma enxurrada de críticas por parte da população e o prefeito teve que recuar. Em uma nova nota divulgada no início da noite ainda desta segunda, a Secretaria de Cultura disse que os ofícios foram encaminhados equivocadamente e sem a autorização do prefeito. A pasta disse ainda que já tem os recursos necessários para a realização do evento e pediu desculpas pelo que chamou de ‘equívoco’.
Por fim, a secretaria afirmou que abrirá um processo administrativo para apurar os fatos. No entanto o ofício foi assinado pela própria titular da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos de Santa Helena. Vejam os documentos.