Um filhote de um peixe-boi foi encontrado encalhado em um córrego da cidade de São João Batista, Baixada Maranhense, na tarde desta terça-feira (31). O animal foi devolvido ao mar pelos filhos de pescadores e a espécie é considerada ameaçada de extinção.

O filhote foi encontrado no corrégo de água salgada que invade o povoado Carão, na região dos campos alagados de São João Batista. O animal estava numa área de pouca água e embaixo de um galho de mato, o que indica que ele estaria encalhado e, caso continuasse assim, provavelmente iria morrer.
Em seguida, as crianças devolveram o animal para a água e ele começou a nadar. O Blog do Jailson Mendes conversou com o secretário de Meio Ambiente do município, Tonho Dominici, que afirmou que ainda não tinha sido informado sobre o caso.
De acordo com pesquisadores, naturalmente um filhote viveria ‘colado’ com a mãe até completar dois anos. Nadaria com ela e beberia o leite da mãe, mas este encontrado em São João Batista teria se perdido e encalhou com a diminuição da maré.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o peixe-boi é um animal em extinção, num estado crítico. Eles têm um período de gestação muito grande, alcançam a maturidade sexual numa idade muito avançada e, por isso, não conseguem repor uma população que está sendo retirada por conta de ações do humano.
Vejam o vídeo abaixo. Não consegue visualizar o vídeo? Clique AQUI e vejam na íntegra.
Parabéns,para esses adolescentes, que tiveram a brilhante ideia de devolver o animal ao seu habitat.