Uma estudante de 17 anos, moradora da cidade de São João Batista, na Baixada Maranhense, tirou 980 pontos na redação e uma média superior a 800 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. A jovem fez o exame como treineira e as notas foram divulgadas na última sexta-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC).

Trata-se de Ryanna Diniz Oliveira, que nasceu no povoado Capim Açu, zona rural de São João Batista, e estuda no Centro de Ensino ‘Acrísio Figueiredo’. Como ela estava fazendo a segunda série do Ensino Médio em 2024, a aluna fez o Enem como treineira, que são os estudantes que fizeram as provas do Enem sem concluir o Ensino Médio, ou seja, como teste de avaliação.
Ryanna tirou 980 pontos na redação, maior nota da URE de Viana, na Baixada Maranhense, e uma média superior a 800 pontos, juntamente todas as áreas da prova. Destaque para Matemática e suas tecnologias, onde a estudante fez 839 pontos. Na produção redação de 2024, os candidatos tiveram que escrever sobre os ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’.
Como ela não poderia se candidatar para vagas nos programas de seleção, a joanina entrou para o terceiro ano do Ensino Médio com foco no Enem 2025. Lembrando que para os candidatos que podiam usar as notas do Enem para ingressar na faculdade saiu no dia 13 de janeiro. O Ministério da Educação (MEC) recebeu ao longo de janeiro e fevereiro as inscrições para suas seleções de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Programa Universidade para Todos (ProUni), além do Fies.
Ryanna é filha do professor Alcemir Oliveira e da pescadora Maria das Mercês Silva Diniz, ambos da região do Capim Açu. A estudante sempre estudou na cidade de São João Batista, fazendo apenas o primeiro ano no Colégio Militar de São Vicente Ferrer.
Parabéns!!! A estudante Rayanna Diniz está com uma excelente oportunidade em ser a melhor no próximo ano, com nota 1000.