Morre aos 87 anos Isaac Dias, ex-prefeito de São Bento e um dos maiores políticos da história da Baixada Maranhense

O município de São Bento e a Baixada Maranhense perderam, nesta sexta-feira (21), um dos maiores líderes políticos da história. Isaac Rubens Britto Dias, conhecido popularmente como Issac Dias, morreu aos 87 anos em sua própria casa, em São Bento, de causas naturais.

Isaac Dias

Considerado um dos maiores políticos do Maranhão, Issac Dias está sendo velado desde ontem ao lado da esposa, Bitinha, e seus filhos. Pelas redes sociais, diversas lideranças políticas divulgaram notas e destacaram a figura pessoal e política do ex-prefeito.

Isaac foi deputado estadual por quatro mandatos: 1966, 1970, 1974 e 1990. Como prefeito, venceu em 1982 e 2000, mas antes também elegeu sua esposa Bitinha em 1992. O casal teve 11 filhos que geraram 14 netos e 3 bisnetos. Dois enveredaram pela política, Isaney Dias que foi vereador por alguns mandatos em São Bento e Isaac Dias Filho que foi vice-prefeito.

Marcou época ao lado dos deputados estaduais José Dominici e Chiquitinho Figueiredo, ambos de São João Batista. Isaac desempenhou ainda os cargos de secretário municipal de governo (aos 19 anos de idade), escrivão e coletor da exatoria federal em São Bento e auditor fiscal da Receita Federal, no qual se aposentou em 1995. Bitinha Dias também exerceu a chefia do poder executivo municipal, sendo eleita a primeira prefeita da história de São Bento em 1992.

Dentre as suas maiores realizações administrativas destacam-se o estádio municipal Newton Bello, Avenida do Aeroporto, Hospital São Bento, estradas vicinais, postos telefônicos na zona rural, Escola Técnica de São Bento, terminal rodoviário, postos de saúde, conjunto habitacional Mutirão, praça de eventos, unidade móvel de saúde, centro tecnológico, centro comunitário, clube recreativo com piscina e ginásio poliesportivo, feira municipal, Praça do Aeroporto, centro de ensino profissionalizante, pavimentação da Rua Grande, asfaltamento e urbanização de muitas outras.

Isaac Dias foi considerado um “bastião da resistência” na Baixada Maranhense, pois foi um dos poucos que permaneceu no MDB em contraponto a Arena na época da Ditadura Militar. O líder político foi escrivão, coletor e auditor da Receita Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *