Um pesquisador natural da cidade de Penalva, na Baixada Maranhense, teve um artigo publicado na revista científica de renome internacional ‘Sensores and Actuators A: Physical’, sob a supervisão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O estudo teórico foi lançado em novembro do ano passado e está disponível na plataforma Science Direct.
Em conjunto com outros três pesquisadores, o doutorando em Química Wellington Lobato, de 35 anos e morador da cidade da Baixada Maranhense, publicou o artigo “Estudo teórico da nanogaiola B12N12 modificada com (Sc-Zn) como sensor do gás tóxico N2O”, que estuda o desenvolvimento de sensores para detecção de gases tóxicos na atmosfera.
Os químicos mostraram como a modificação de B 12 N 12 com metais de transição (Sc–Zn) gerou novas estruturas com propriedades melhoradas para detecção de N 2 O., como adsorção do gás N 2 O causou uma mudança de 72,3% na sensibilidade eletrônica e 50,2% na função trabalho do Cu@B 12 N 12 e como o nanocage Cu@B 12 N 12 pode ser usado como um sensor químico seletivo para gás tóxico N 2 O.
Em linhas gerais, o artigo concluiu que o óxido nitroso (N 2 O) é um gás tóxico que tem efeitos ambientais preocupantes e que, além disso, seu papel como gás de efeito estufa também pode contribuir para a destruição da camada de ozônio. “Para mitigar os efeitos ambientais do N 2 O, algumas ações são necessárias para reduzir suas emissões. Elas incluem práticas agrícolas mais eficientes, uso responsável de fertilizantes nitrogenados e tecnologias mais avançadas para detecção e captura de N 2 O”, destaca.
O artigo completo pode ser acessado AQUI.
Perfil
Wellington Lobato é graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (2013), especialização em Metodologia de Ensino em Matemática e Química pela Faculdade de Ciências, Letras e Teologia (2015). Mestre em Química pela Universidade Federal do Maranhão (2022). Atualmente, é doutorando em Química pela Associação IFMA/UFMA. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química e Tecnologias. Atua principalmente nos seguintes temas: catálise, estudos teóricos (DFT – PM6 – QM/MM MD) e experimentais da ocorrência de transesterificação e sensores eletroquímicos.