Pesquisador da cidade de Penalva tem estudo publicado em revista científica internacional

Um pesquisador natural da cidade de Penalva, na Baixada Maranhense, teve um artigo publicado na revista científica de renome internacional ‘Sensores and Actuators A: Physical’, sob a supervisão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O estudo teórico foi lançado em novembro do ano passado e está disponível na plataforma Science Direct.

Jovem pesquisador da cidade de Penalva

Em conjunto com outros três pesquisadores, o doutorando em Química Wellington Lobato, de 35 anos e morador da cidade da Baixada Maranhense, publicou o artigo “Estudo teórico da nanogaiola B12N12 modificada com (Sc-Zn) como sensor do gás tóxico N2O”, que estuda o desenvolvimento de sensores para detecção de gases tóxicos na atmosfera.

Os químicos mostraram como a modificação de B 12 N 12 com metais de transição (Sc–Zn) gerou novas estruturas com propriedades melhoradas para detecção de N 2 O., como adsorção do gás N 2 O causou uma mudança de 72,3% na sensibilidade eletrônica e 50,2% na função trabalho do Cu@B 12 N 12 e como o nanocage Cu@B 12 N 12 pode ser usado como um sensor químico seletivo para gás tóxico N 2 O.

Em linhas gerais, o artigo concluiu que o óxido nitroso (N 2 O) é um gás tóxico que tem efeitos ambientais preocupantes e que, além disso, seu papel como gás de efeito estufa também pode contribuir para a destruição da camada de ozônio. “Para mitigar os efeitos ambientais do N 2 O, algumas ações são necessárias para reduzir suas emissões. Elas incluem práticas agrícolas mais eficientes, uso responsável de fertilizantes nitrogenados e tecnologias mais avançadas para detecção e captura de N 2 O”, destaca.

O artigo completo pode ser acessado AQUI.

Perfil

Wellington Lobato é graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (2013), especialização em Metodologia de Ensino em Matemática e Química pela Faculdade de Ciências, Letras e Teologia (2015). Mestre em Química pela Universidade Federal do Maranhão (2022). Atualmente, é doutorando em Química pela Associação IFMA/UFMA. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química e Tecnologias. Atua principalmente nos seguintes temas: catálise, estudos teóricos (DFT – PM6 – QM/MM MD) e experimentais da ocorrência de transesterificação e sensores eletroquímicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *