A chapa registrada pelo prefeito de Bacabal, Roberto Costa, para a presidência da Federação dos Municípios do Estado (Famem), não tem nenhum prefeito da Baixada Maranhense, diferente do que vinha acontecendo nas últimas eleições recentes. A chapa foi registrada nesta sexta-feira (10), em São Luis.
Com o nome ‘Independente, unida e forte’, o colegiado será o único a disputar a eleição, a ser realizada no próximo dia 15 deste mês. A chapa única é liderada pelo prefeito da cidade de Bacabal, Roberto Costa; pelo prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, candidato a primeiro-vice-presidente e Samia Moreira, prefeita de Santa Quitéria, como segunda vice.
Além disso, o colegiado tem outras diversas funções na chapa como a prefeita Roberta Barreto, de Axixá, como secretária-geral; e Rafael Leitoa, prefeito de Timon, como tesoureiro. Do Litoral Maranhense entrou apenas o prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo.
Outras gestões
Na chapa eleita em 2022, sendo presidente o então prefeito de São Mateus, Ivo Rezende, estavam na chapa os prefeitos de São Vicente Ferrer, Adriano Freitas; e o de Bequimão, João Batista Martins. Do mesmo jeito, em anos anteriores, foram eleitos diversos prefeitos da Baixada nas presidências dos ex-prefeitos Erlânio Xavier, Dr. Tema e Gil Cutrim.