Joanino recria cena do ‘Dia do Fico’, liderado por Dom Pedro I, a partir do rio Pericumã da Baixada Maranhense

Era uma vez, em tempos de grandes decisões, um político se viu diante de um dilema quase shakespeariano: “Ficar ou não ficar, eis a questão.” Naquele momento, com os holofotes voltados para ele, os murmúrios se espalhavam pelos corredores do poder. Uns apostavam que ele daria espaço ao “crustáceo” – “o fiel escudeiro que aguarda sua vez” – enquanto outros juravam que ele tinha planos para a câmara alta do Brasil.

Dia do Fico / Imagem criada com Inteligência Artificial

Mas então, numa tarde ensolarada, nas margens do rio Pericumã – Baixada Maranhense – ele decidiu canalizar o espírito de Dom Pedro I, que em 9 de janeiro de 1822, há 203 anos, declarou com peito estufado: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico!”

No entanto, este político moderno “passado na casca do alho” como se diz aqui no Nordeste, sabe como ser enigmático. Em sua declaração, soltou algo como: “Minha missão é maior do que cargos e títulos. Tenho responsabilidades com o povo, com a gestão, e com as ideias que me trouxeram até aqui. O futuro? Bem, o futuro a Deus pertence… e aos estrategistas políticos também!”.

Deixou no ar, como que pendurando a decisão em um varal de incertezas. Ficará até o fim, liderando com força e firmeza? Ou será que esta fala é um ensaio para uma despedida heróica rumo a novos desafios? Enquanto isso, o “crustáceo” – sempre elegante e educado – aguarda, sorrindo de canto, como quem pensa: “Se ele for, já estou aqui. Se ficar, continuarei aqui também”.

No final, a plateia, composta de eleitores curiosos, ficou com a dúvida que alimenta o cenário político desde 2022: quem realmente fica e quem só está de passagem?
Porque, sejamos francos, na política, o “fico” pode ser tão transitório quanto o “vou”. E a cadeira de poder não gosta de ficar vazia por muito tempo…

*9 de janeiro de 1822 entrou para a história como o dia em que Dom Pedro I publicamente declarou que ficaria no Brasil e não retornaria para Portugal

Valmir Abreu, secretário-adjunto da Secid e natural da cidade de São João Batista

2 respostas para “Joanino recria cena do ‘Dia do Fico’, liderado por Dom Pedro I, a partir do rio Pericumã da Baixada Maranhense”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *