Com 90 anos e querida pelos cajapioenses, Dona Rozarinho pode ser a vice-prefeita mais idosa do Brasil

Tomou posse como vice-prefeita de Cajapió, nesta quarta-feira (1) e aos 90 anos, Maria do Rozário Novaes Pinto, conhecida popularmente como Dona Rozarinho. Querida por todos os moradores e com uma vida de dedicação aos munícipes, a matriarca da família Pinto pode ser a vice mais longeva do Brasil.

Dona Rozarinho foi empossada nesta quarta ao lado do prefeito Rômulo

Filiada ao PSB, Dona Rozarinho foi eleita em 2020 para o primeiro mandato como vice, na chapa de Dr. Marcone. Na época, o ex-prefeito disputava a reeleição. Em outubro de 2024, ela foi lançada novamente para o mesmo cargo, na chapa de Dr. Rômulo. Os dois venceram as eleições 4.251 votos.

Nesta quarta, ela foi empossada para o segundo mandato, em uma cerimônia comandada pela nova gestão. Nascida em setembro de 1934, Dona Rozarinho é símbolo de garra, perseverança e representação do público feminino na política. Na vida profissional, foi tabeliã por décadas, onde conquistou amizades e prestou relevantes serviços ao povo de Cajapió e região.

Na política, chegou ao segundo posto mais importante da cidade após ser indicada pelo seu filho, o ex-vereador Mário Filho. Casada, Dona Rozarinho pode ser uma das políticas mais idosas e a vice-prefeita mais longeva a assumir um cargo público no Brasil.

Mais idosos

Pesquisas feitas pelo Blog do Jailson Mendes mostram que o candidato mais idoso do país nas eleições de 2024 foi o aposentado Zé Costa (MDB), que foi eleito vice-prefeito de Monte Horebe, no Sertão da Paraíba, com 90 anos, 2 meses e 6 dias (veja AQUI).

Já o prefeito mais antigo eleito no ano passado é de Barro Duro, cidade do Piauí. Eloi Pereira de Sousa, que usou Coronel Eloi (PSD) como nome de urna, tem 87 anos de idade, mas já está com 88 anos, quando tomou posse de um novo mandato, em 1º de janeiro de 2025 (veja AQUI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *