Além da posse dos prefeitos, o dia primeiro de janeiro de 2025 será marcado pelas eleições das Câmaras de Vereadores. Com base em anúncios, articulações e bastidores, o Blog do Jailson Mendes divulga, nesta segunda-feira (30), a lista de possíveis presidentes que comandarão o Poder Legislativo nas cidades da Baixada Maranhense.
Arari – O comando da Câmara Municipal de Arari ainda não está definido. Segundo as informações, devem disputar o posto os vereadores reeleitos Aurinete Freitas e Evando Piancó. Este último, que já foi cinco vezes chefe da casa, é o mais cotado para vencer o pleito. Os dois foram eleitos na base de apoio da nova prefeita, Simplesmente Maria.
Cajari – O vereador reeleito Jorge Serra deve vencer as eleições sem dificuldades. Ele é o atual chefe do Poder Legislativo e tem o apoio declarado do prefeito reeleito do município, Constâncio Souza.
Vitória do Mearim – O vereador Aleilson Santos é o mais cotado para assumir o posto de presidente da Câmara de Vereadores de Vitória do Mearim. Ele obteve apoio da maioria dos eleitos em recente reunião do município e tem o apoio do prefeito reeleito do município, Nato da Nordestina.
Viana – Em Viana, a situação segue sem definição, mas estão sendo cogitados dois nomes: LauryFranci Gomes, atual chefe da Casa Legislativa, e o vereador eleito Júnior de Getúlio, que foi o candidato mais votado em outubro. Oficialmente, o prefeito reeleito da cidade, Carrinho Cidreira, ainda não anunciou seu candidato, mas Lauryfranci é a favorita e deve ser reeleita.
Penalva – Eleição definida em Penalva, com a indicação da vereadora mais votada, Luana da Colônia. Ela foi reeleita em outubro deste ano e tem o apoio do prefeito eleito, Guerra, para chefiar a Casa Legislativa a partir de janeiro de 2025.
Matinha – Apesar de ainda não declarado publicamente, a vereador mais votada da cidade, Clemilda de Marcos, deve ser eleita nesta quarta-feira (1). Ela assumirá um posto público pela primeira vez e tem o apoio do prefeito eleito, Nilton Everton. Apesar de ter outros possíveis candidatos, como Florismar do Sindicato e Zequinha Amaral, a eleição deve ser decidida a favor da mais votada em outubro.
Olinda Nova do MA – Macilene da Colônia deve ser eleita em Olinda. Ela foi reeleita em outubro e tem o apoio do prefeito eleito, Valdenir. Apesar de ter outros possíveis candidatos, como a professora Regina, o cargo deve ser chefiado por Macilene, a partir de janeiro do próximo ano.
São João Batista – A eleição está definida e será Simiãozinho o próximo vereador a comandar os destinos do Poder Legislativo. Ele foi anunciado pelo prefeito reeleito, Mecinho, no fim de semana, após uma reunião com os oito parlamentares do grupo.
Cajapió – Eleição também decidida a favor de Edinho Melo. Ele foi anunciado pelo atual prefeito, Dr. Marcone, e tem o apoio do prefeito eleito, Dr. Rômulo.
São Vicente Ferrer – O comando do Poder Legislativo da cidade também está definido e será o vereador Luis Fernando. Ele foi eleito no grupo do prefeito Adriano Freitas.
Bacurituba – A situação ainda não está definida. Por um lado, o vereador Júlio já disse que é candidato e, pelo outro, o vereador Deco se articula. Os dois foram eleitos pelo PSD, legenda que apoiou a prefeita reeleita, Letícia de Sibá.
São Bento – A eleição em São Bento ainda não está definida publicamente, mas o vereador Railson Campos é o favorito para vencer o pleito no dia primeiro. Ele foi reeleito no grupo de Dino Penha e tem o apoio de um grupo de parlamentares para liderar o Legislativo a partir de 2025. O atual presidente da Casa, Gentil Garcês, também pode ser candidato.
Palmeirândia – O vereador Rildo Abreu deve ser eleito a partir de janeiro para chefiar o Parlamento de Palmeirândia. Ele foi o mais votado em outubro no grupo do prefeito reeleito, Edilson da Alvorada.
Pedro do Rosário – Como a única cidade da Baixada Maranhense em que todos os vereadores eleitos e reeleitos são da base de apoio ao prefeito reeleito, Toca Serra, os parlamentares da cidade de Pedro do Rosário devem escolher Júnior de Tiago como o próximo presidente da Câmara.
Pinheiro – Edinildo Rodrigues será o próximo presidente da Câmara da maior cidade da Baixada Maranhense. Ele foi reeleito na base de apoio ao prefeito eleito, André da Ralpnet.
Peri Mirim – A eleição está indefinida ainda. A candidata mais forte é a esposa do ex-prefeito Geraldo Amorim, Walquíria Amorim, mas o atual prefeito, Heliezer do Povo, que foi reeleito, tenta fazer um aliado para chefiar a Casa.
Até amanhã, o blog deve trazer uma nova rodada de possíveis presidentes de Câmaras Municipais a partir de janeiro do próximo ano.
Menos são João Batista ja foi escolhido sem votação
EM SÃO VICENTE O CANDIDATO NATURAL ERA PARQ SER O VEREADOR GATINHO, QUE FOI O MAIS VOTADO E TEM EXPERIÊNCIA COMPROVADA, ESSE LUÍS SÓ SE ELEGEU DEVIDO A COLÔNIA