Por estiagem, Mecinho declara situação de emergência por 180 dias na cidade de São João Batista

O prefeito Mecinho resolveu, no último dia 18, declarar Situação de Emergência na cidade de São João Batista por 180 dias. A decisão é por conta da estiagem que assola as cidades da Baixada Maranhense. O decreto servirá para que o gestor consiga recursos do Governo Federal.

Mecinho, prefeito de São João Batista

No documento, divulgado nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial, o prefeito diz que a estiagem está causando prejuízos e possibilidade e exaurimento do fornecimento de água potável para as áreas rurais e urbanas do município de São Joao Batista e afetando diretamente todas famílias e que o rigoroso período de estiagem neste ano de 2024 tem reduzido drasticamente o nível dos rios e de seus afluentes, afetando a maioria dos municípios.

Mecinho disse ainda que o município ‘está na eminência de falta de abastecimento de agua para população em virtude da diminuição do nível dos rios aonde há a captação da agua para o abastecimento e que a cidade não possui recursos suficientes para dar assistência a todas as famílias que se encontram atingidas pelo processo de estiagem”.

“Fica declarada a situação de emergência no município de São João Batista – MA pelo prazo de 180 dias, nas áreas do município em virtude do desastre classificado e codificado como Estiagem. Fica autorizado a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nas ações de reabilitação das áreas afetadas e outras ações que forem necessárias”, declarou.

O prefeito também autorizou a convocação de voluntários se necessário, para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade e autoriza-se as autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil a penetrar nas casas, para entrar nas residências nas famílias afetadas pela estiagem afim de prestar socorro e dispensou as licitações para contratos de aquisição de bens necessários as atividades.

6 respostas para “Por estiagem, Mecinho declara situação de emergência por 180 dias na cidade de São João Batista”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *