Uma professora de 24 anos, moradora da cidade de Penalva, na Baixada Maranhense, foi escolhida para o Mestrado em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP), considerada a melhor faculdade do Brasil e da América Latina. A aprovação foi comemorada pela jovem em um vídeo espalhado nas redes sociais.
Trata-se de Patrícia Andrade Nunes, que mora e atua como professora da Rede Pública Municipal em Penalva. Patrícia começou sua carreira na docência após ser aprovada em um curso de licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) à distância e depois fez uma pós-graduação pela UemaNet, na mesma cidade.
Patrícia é neta de pescadores Raimundo Fortunato Nunes e Maria do Socorro Campos Nunes, que os considera seus pais. “Provenho de uma família de origem humilde, mas sempre busquei superar obstáculos através dos estudos. Graças às políticas públicas do governo Ronildo Campos, que trouxe o Polo da UAB para Penalva, pude cursar Licenciatura em Filosofia na UEMA totalmente à distância. Posteriormente, obtive uma vaga para pós-graduação Lato Sensu em Ciências é 10, também à distância, pela UEMANET”, declarou.
No vídeo encaminhado ao Blog do Jailson Mendes, a nova mestranda da USP conta como foi sua aprovação até a lista final. “Meu tio, Claudecy Campos Nunes, mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e Doutorando em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foi fundamental para minha jornada acadêmica, incentivando-me e custeando meus estudos para ingressar no mestrado em Filosofia na Universidade de São Paulo USP”, descreveu.
Por fim, a penalvense deixou um recados aos jovens da Baixada Maranhense. “Com determinação e perseverança, superei todas as etapas do processo seletivo e, finalmente, realizei com sucesso a entrevista, última etapa para o Mestrado em Filosofia na USP, em São Paulo. Agora, sou orgulhosamente a primeira mestranda de Filosofia de Penalva. Quero inspirar jovens maranhenses e brasileiros, mostrando que educação e esforço podem superar qualquer obstáculo”, completou a nova aluna da USP.
Vejam o vídeo abaixo. Não consegue visualizar as imagens? Clique AQUI e vejam o vídeo completo.
Nascido em Bacurizeiro, município de Viana -Ma, como professor atuando na cidade de São Félix do Xingu-Pa, fico feliz pela conquista desta jovem conterrânea e a parabenizo pela vitória.