“As pessoas que ousam ser felizes promovem seus semelhantes e entendem que a sabedoria está na simplicidade e no prazeroso conforto do dever cumprido. Estes, certamente, depois do exercício pessoal e profissional, quando saborearem o descanso que a vida do trabalho lhes proporcionar, serão pessoas exemplares e certamente consultadas por aqueles que têm admiração pela sinceridade, pela ajuda mútua e pela solidariedade dos seres humanos livres – inclusive para reconhecer e elogiar a vitória dos outros. Vitórias que não implicam em derrotas alheias, mas suporte de maior colaboração com o universo, afinal, Deus continua usando nossos braços e nossas pernas, nossa mente e nosso coração para construir e reconstruir o mundo”. (Hamilton Werneck).
Impossível não transcrever esta linda e reflexiva conclusão do mestre Hamilton Werneck, direcionada aos professores, aos quais incentiva na busca constante de evolução profissional alertando positivamente às melhorias, pela relevância de um trabalho educativo feito com amor, responsabilidade e competência.
Somos parceiros deste mesmo pensar, mestre Werneck, eu e outros joaninos que se esforçam por uma educação qualitativa, porque sabemos que a grande missão de transformar a realidade de forma eficiente, racional conscienciosa é do professor, mas, para isto realmente acontecer, é necessária a disponibilização do necessário material didático e equipamentos facilitadores da aplicabilidade das metodologias ativas nas escolas, capazes de potencializar o aprendizado quando bem administradas e entrelaçadas com a proposta pedagógica e o renovado e bem disciplinado sistema de ensino, em paralelo à implantação e manutenção mais regular da prática desportiva e artística contemplativas dos anseios do alunado.
Assim é que se pode esperar o melhor desempenho de cada profissional da educação ao deter-se observador atento e analista sincero de sua prática e nela veja refletida, sem imagens utópicas ou fantasiosas, seu próprio ser, afinal, somos o quê fazemos.
Somente assim é que será possível uma reflexão voltada à ressignificação de valores e adoção de novas formas e processos que propiciem consequentes melhorias do trabalho educativo, bem e mais necessariamente por agora, quando testemunhamos e vivenciamos profissionalmente a necessidade de uma radical mudança no processo de transmissão dos conteúdos, bem contemplativa da aplicação da tecnologia como grande aliada do processo pedagógico., principalmente como forma de contermos o avanço da defasagem, promovermos a reversão dessa situação. Tudo tem mudado, principalmente depois da pandemia. O processo metodológico do ensino-aprendizagem, substrato educacional, também mudou consideravelmente.
A EDUCAÇÃO continua mantendo sua significância quanto aos objetivos de despertar, desenvolver as capacidades intelectuais proporcionadoras do aperfeiçoamento das habilidades. Não se constrói um município, um estado, um país sem investimento sério, responsável e justo em EDUCAÇÃO – um dos fundamentais pilares de uma gestão dignamente eficaz, exemplar e aplaudível!
Marcondes Serra Ribeiro, professor da Baixada Maranhense
Palavras bonitas, texto bem produzido e lista incompletas: faltou dizer que Mecinho conseguiu os piores indicadores da Educação de São João Batista
Parabéns pelo texto, seria bom que todos os nossos professores tivessem essa mesma visão. Infelizmente a maioria quer só culpar o prefeito e não olham suas responsabilidades.