A Secretaria Estadual de Educação abriu as inscrições, nesta sexta-feira (6), para o seletivo para o ano letivo 2025 dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e em tempo integral no IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) com a oferta de mais de 5 mil vagas distribuídas em diversas cidades, incluindo 720 vagas nas cidades da Baixada Maranhense.
A inscrição pode ser feita no período a partir de 18h do dia 06 de dezembro até 23:59h do dia 12 de dezembro de 2024, somente pela internet, no link disponível AQUI. Não será cobrada taxa de inscrição e para quem não possui computador, smartphone ou internet em casa, ou não tem conhecimento de como usar o computador, será disponibilizado computadores para inscrição nas unidades do IEMA onde os cursos serão oferecidos.
Pode participar do seletivo quem está cursando 9º ano do ensino fundamental OU já concluiu o ensino fundamental e que tenha idade de até 16 anos – completados até 31 de março de 2025, conforme lei nº 9.394/1996 (LDB). Quem já tem idade de 17 anos ou mais não pode participar. Estão sendo oferecidas 720 vagas em São Vicente, Viana, Pinheiro, Vitória do Mearim e Cururupu.
Como será a seleção
Este seletivo não tem prova. A ordem de classificação do candidato levará em consideração a proximidade da residência do aluno à unidade do IEMA escolhida. No ato da inscrição será necessário enviar o comprovante de residência em nome de um dos pais OU familiar. Caso não tenha comprovante de residência em nome dos pais ou familiar, deve enviar uma declaração de residência (vide modelo no edital).
Qualquer pessoa dentro da faixa etária acima, que more em qualquer cidade do Maranhão, poderá se inscrever. Mas deve levar em consideração o critério de seleção já explicado acima: quem morar mais próximo do IEMA, melhor será a posição de classificação; quem morar mais longe, pior será a classificação. NÃO coloque um endereço falso próximo ao IEMA para ser favorecido na classificação, no ato da matrícula terá que apresentar comprovante de residência original do local que cadastrou na inscrição.
Os jovens da rede pública de ensino serão priorizados. A cota de 70% das vagas são para estudantes egressos de escolas públicas, 5% para pessoas com deficiência e 25% para ampla concorrência (alunos de escolas particulares, etc).