A Justiça Eleitoral decidiu que também não realizará sessão solene para diplomar o novo prefeito de Olinda Nova do Maranhão, Valdenir, mas vai realizar a solenidade em Matinha, para empossar Nilton Everton. A decisão é do juíza Caroline Beatriz Simm, que é a responsável pelas eleições 2024 nas duas cidades da 86ª Zona Eleitoral. Os diplomas dos eleitos também serão disponibilizados pela internet.

De acordo com a magistrada, a partir do dia 17 de dezembro os diplomas dos prefeitos e vereadores eleitos das três cidades estarão disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE). ‘Conforme faculta o art. 4º, § 1º, da Resolução TRE/MA nº 10.296/2024, fica definido que a diplomação, nesta 63ª Zona Eleitoral, será realizada por meio da disponibilização dos diplomas em sistema próprio, dispensada a realização de sessão solene’, decidiu o juiz.
Ainda segundo ele, os diplomas dos eleitos e suplentes diplomáveis serão disponibilizados no site do TRE, no link http://www.tre-ma.jus.br/eleicoes/diplomas, para acesso e impressão por eles próprios, a partir da data de diplomação, sendo a referida data considerada para a contagem de todos os prazos legais que têm nela o seu início, mesmo que o candidato não acesse a página para obtenção do seu diploma.
Com isso, o novo prefeitos de Olinda, Valdenir Diniz, além dos vereadores eleitos e reeleitos, não terão uma cerimônia para a data da diplomação. Já a diplomação de Nilton Everton vai acontecer no dia 17, no Sindicato dos Servidores, a partir das 16 horas.
No entanto, alguns gestores estão realizando os eventos por conta própria, sem a organização direta da Justiça Eleitora.
Vejam o edital completo.
Isso pq a eleição em Olinda Foi roubada
A justiça de Deus tarda, mas não falha