Os municípios de São João Batista e Anajatuba receberão serviços de pavimentação asfáltica que serão realizados pelo Governo do Estado. Neste sábado (9), o governador Carlos Brandão visitou as duas cidades e assinou ordem de serviço para que as obras sejam iniciadas. Serão destinados mais de R$ 25 milhões para os serviços de pavimentação e sinalização, além da construção de uma ponte em São João Batista.
Essas obras são fundamentais para a ligação dos dois municípios, que contarão com travessia de pessoas e mercadorias por meio de balsas. O impacto no deslocamento até a capital, São Luís, corresponderá a uma redução de duas horas no tempo de viagem. A obra fortalece a integração entre as comunidades e impulsiona o comércio local e regional, promovendo o desenvolvimento econômico de toda a região.
“Continuamos fazendo obras estruturantes, são obras que são pensadas e estudadas para realizar sonhos de muitas décadas, como é o caso dessa estrada. É uma obra que reduzirá em duas horas o acesso à Baixada Maranhense. Isso vai encurtar o caminho para chegar mais rápido à Baixada e teremos uma balsa para travessia [entre os municípios] no Rio Mearim”, explicou o governador Carlos Brandão.
Em São João Batista, o investimento será da ordem de 15,3 milhões e a obra terá 8,5 quilômetros de extensão, o que possibilitará um acesso mais rápido e seguro ao Povoado Raposa. Os trabalhos incluem a construção da ponte de 40 metros sobre o Igarapé Raposa, intervenção necessária para manter a continuidade da via, e que, futuramente, servirá de ligação ao Rio Mearim.
O prefeito de São João Batista afirmou que a obra representa melhoria da mobilidade para a população e mais desenvolvimento para a cidade. “Essa obra vai beneficiar muito a nossa cidade e outros municípios vizinhos. Vai melhorar o acesso daqui até São Luís, reduzindo o tempo de viagem. Será um percurso com mais conforto e mais segurança, além do desenvolvimento que criará para o nosso município, trazendo benefícios como o turismo, que é um potencial muito grande que temos aqui”, declarou Mecinho.
Para o prefeito de Anajatuba, Helder Aragão, a assinatura da ordem de serviço representa a concretização de um sonho que foi mantido vivo por toda a região da Baixada ao longo de várias décadas e que agora se transforma em realidade. “Essa obra trará desenvolvimento e progresso para Anajatuba e toda a Baixada Maranhense. É uma obra sonhada pelos maranhenses e que será realizada agora no governo Carlos Brandão, um governo municipalista e comprometido com as obras importantes para o desenvolvimento do estado”, frisou Helder Aragão.
Em Anajatuba, a gestão estadual investirá R$ 11,3 milhões para melhoria da estrada vicinal que dá acesso ao Rio Mearim, com melhoramento e adequação de 14,74 quilômetros de estrada, incluindo nivelamento, pavimentação e sinalização para dar segurança e fluidez ao tráfego na região.
Presenças
A assinatura das ordens de serviço para início das obras foi acompanhada pelo Fórum em Defesa da Baixada, pelos prefeitos eleitos e reeleitos Henrique Guerra (Penalva), Nilton Everton (Matinha), Conceição Cutrim e Valdenir Diniz (Olinda), Letícia de Sibá (Bacurituba), João Martins (Bequimão), Adriano Freitas (São Vicente), Dr. Marcone e Dr. Rômulo (Cajapió), Miltinho Aragão e Ivo Rezende (São Mateus) e outros, além de presidentes de Câmaras, como Chico de Nhozinho, de São João Batista, e Dorinnha, de Cajapió, vereadores e vice-prefeitos eleitos e lideranças políticas dos municípios como Carlos Figueiredo, Mayara Pinheiro, Willame Barros, Eduardo Dominici, Amarildo Pinheiro, Luiz Figueiredo (São João Batista), Narlon Santos (Matinha), Lúcio Henrique (Palmeirândia), de deputados estaduais Cláudio Cunha, Hemetério Weba, Jota Pinto e Júlio Mendonça, entre outros.
Aí ideia é muito boa pra população da baixada ,más pq tirar do papel logo agora…? Se as chuvas ☔️ não demorar cair..? Sei ñ a lavagem da grana na cara.!