Após descasos nos hospitais regionais, Brandão que passar responsabilidade do macrorregional de Pinheiro para Lula

O governador Carlos Brandão quer federalizar o Hospital Macrorregional de Pinheiro para o Governo Federal. As conversas foram iniciadas com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nesta quarta-feira (23), após descasos envolvendo tanto a unidade como os outros hospitais regionais da Baixada Maranhense.

Brandão quer passar responsabilidade da unidade para Lula

Além do governador, estavam presentes o presidente da Ebserh, Arthur Chioro; o secretário de Estado da Saúde, Thiago Fernandes; e o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Fernando Carvalho. Para Brandão, o objetivo da mudança é facilitar aos estudantes dos cursos de medicina e enfermagem de Pinheiro, o acesso à prática profissional e, assim, eles teriam disponibilidade de realizar as etapas de residência e estágio.

“Não tenho dúvidas de que quem tem a ganhar com isso é a população da Baixada Maranhense, que vai ter uma melhor prestação do serviço de saúde, e os alunos, que terão a possibilidade de ter aulas práticas”, afirmou o governador após querer passar a responsabilidade do hospital para o presidente da República, Lula. A mudança, no entanto, depende da aprovação do Ministério da Educação, órgão responsável pela Ebserh.

A transferência vem após diversas denúncias envolvendo descasos nos hospitais regionais. Durante a pandemia do Coronavírus, por exemplo, o Hospital Macrorregional de Pinheiro foi alvo de várias denúncias sobre a qualidade dos serviços oferecidos. Do mesmo jeito, o Hospital Regional de Viana, também gerenciado pelo governo de Brandão, foi alvo de críticas, inclusive com inundações no interior da unidade.

Apesar disso, caso a transferência seja aprovada, a mudança trará benefícios para a população, já que a unidade será gestada pelo Governo Federal, que terá mais condições de melhorar a qualidade do atendimento aos moradores da região.

2 respostas para “Após descasos nos hospitais regionais, Brandão que passar responsabilidade do macrorregional de Pinheiro para Lula”

  1. Não sei se vai ser uma maravilha como estão falando porque o governo federal esta cortando repasses de varios ministério principalmente da Saúde.so não corta do ministerio da cultura porque tem que bancar esses artistas e cantores.na verdade o que esta bem no comando do governador?

    1. É claro que vai ser uma maravilha, por mais ruim que seja o governo federal. Inclusive o ma rorregional já está passando por uma readequacao. E a EBSERH, vai fazer uma administração nele de excelência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *