Um morador aposentado da cidade de Vitória do Mearim, na Baixada Maranhense, completou nesta quinta-feira (17), seus 114 anos. A idade faz do vitoriense o homem mais longevo da região e talvez um dos mais velhos do mundo, já que a pessoa mais idosa do planeta, considerada pelo Guinness, morreu em abril deste ano, na Argentina.

O nome do morador da Baixada Maranhense é Manoel de Souza Lima, conhecido por todos na cidade de Vitória do Mearim como Seu Manoca. Em uma publicação da página do jornalista Luan, mostra que ele nasceu no dia 17 de outubro de 1910. A identidade do aposentado, também disponibilizada na internet, comprova a informação.
Pelas redes sociais, os moradores do município parabenizaram o ancião. “Uma pessoa muito querida por todos. Vizinho da minha avó paterna. Acompanhou a minha infância e adolescência, também de todos os meus primos e irmãos. Deus seja louvado”, declarou Verônica Batalha. “Tio Manoca é lenda viva”, completou Carlinha Cantanhede.
Pessoa mais velha do mundo
Considerado o homem mais velho do mundo pelo Guinness – o livro dos Recordes, em 2022, o venezuelano Juan Vicente Pérez Mora morreu em abril deste ano, com a mesma idade do idoso de Vitória do Mearim, na Baixada Maranhense. O agricultor conhecido como “Tio Vicente” nasceu em El Cobre, estado de Táchira, em 27 de maio de 1909, na Argentina.
Mora foi o nono filho de 10 irmãos. Ele foi oficialmente confirmado como o homem mais velho vivo em 4 de fevereiro de 2022, quando tinha 112 anos e 253 dias. Pai de 11 filhos, ele tinha mais de 40 netos, 18 bisnetos e 12 trinetos. “Aos cinco anos, começou a trabalhar com seu pai e seus irmãos na agricultura, ajudando na colheita de cana-de-açúcar e café”, indicou o Guinness após o eleger como o homem mais velho do mundo.
