O deputado Júlio Mendonça reiterou, na sessão desta terça-feira (20), o pedido para que o Governo do Estado realize, o quanto antes, a obra de pavimentação da estrada que liga Viana a Pedro do Rosário. Ele informou que recebeu a notícia de que vândalos destruíram a ponte de acesso do local, deixando isoladas centenas de famílias quilombolas de cerca de 30 povoados.

“Por várias vezes, já falamos, aqui nesta tribuna, da necessidade de que essa via seja asfaltada. Conversamos, inicialmente, com o então governador Flávio Dino e, agora, com o governador Carlos Brandão. E peço o carinho e a atenção especial do Governo do Maranhão, por meio do secretário Aparício Bandeira, para que nós possamos, de fato, elaborar o projeto e para, juntos, buscarmos os recursos para a execução desta obra”, declarou Júlio Mendonça.
Ele acrescentou que já manteve contatos tanto com o prefeito de Viana, Carlos Augusto Furtado Cidreira, o “Carrinho”, quanto com o prefeito de Pedro do Rosário, Toca Serra.
“Com certeza, como dois gestores responsáveis, eles vão recuperar a ponte. Nós queremos chamar atenção para condenar o vandalismo, mas, ao mesmo tempo, aproveitar para chamar atenção da necessidade grande de pavimentação desta importante via de acesso. E somente as duas prefeituras não vão conseguir. É preciso o dedo do Estado. É preciso a bancada federal somar esforços para que a gente possa, de fato, pavimentar e tirar da poeira e da lama centenas de famílias, irmãos nossos maranhenses”, salientou o parlamentar.
Encontro com representantes de Viana
Também nesta terça, ele se reuniu com representantes de assentamentos da cidade de Viana. “Durante nossa reunião, abordamos temas importantes, como a regularização fundiária, que é essencial para garantir os direitos de propriedade das famílias que habitam essas áreas. Também discutimos as demandas que foram encaminhadas ao INCRA, buscando soluções que possam trazer mais segurança e dignidade para os moradores”, declarou.