O prefeito de São Bento, Dino Penha, e o governador Carlos Brandão lançaram o programa ‘Floresta Viva’, nesta quinta-feira (4), com foco na recuperação de áreas degradadas e no incentivo a cadeias produtivas sustentáveis, foi lançado nesta quinta-feira (4). A ação é uma iniciativa inovadora coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e consiste na criação do maior viveiro público do Brasil, com capacidade para a produção anual de 1 milhão de mudas.

O governador Carlos Brandão esteve na cidade para o lançamento do projeto. “É um projeto-piloto para o Brasil. Viabilizaremos a produção de 1 milhão de mudas por ano e assim construiremos aqui o maior viveiro público do país. Uma verdadeira transformação na vida do agricultor familiar, que só precisa de uma oportunidade”, destacou o governador durante o lançamento do programa.
O prefeito de São Bento, Dino Penha, agradeceu pela escolha do município para o lançamento do programa. “É um projeto para toda a Baixada. É uma parceria que está dando muito certo, São Bento e o Governo do Estado. São Bento ser escolhida para esse projeto é de uma alegria muito grande, é de gratidão. Um marco importante para a educação e o meio ambiente na nossa querida cidade”.
A implantação do projeto-piloto integra um dos eixos do Floresta Viva, o de fortalecimento da bioeconomia. Além de proteger o bioma, o programa Floresta Viva prevê a restauração de habitats naturais locais. Para a primeira etapa do programa, foi selecionado como carro-chefe o cultivo do açaí – ou juçara -, fruto nativo com grande potencial para fortalecimento da cadeia produtiva na Amazônia maranhense. Nos últimos anos, o Maranhão aumentou a extração de açaí, consolidando-se como um dos maiores produtores do fruto.
Inicialmente, o programa Floresta Viva beneficiará 100 famílias no município, incentivando o cultivo de espécies nativas e criando oportunidades econômicas para ampliar a renda no meio rural. A ideia é desenvolver uma economia verde com equilíbrio, garantindo que as populações locais tenham a oportunidade de se beneficiar com a geração de trabalho e renda.
Mais ações
Durante a visita do governador, foram entregues as reformas do Colégio Militar, inaugurado pelo prefeito Dino Penha em 2021, em parceria com o Corpo de Bombeiros, além de anúncios de outras obras. O governador Carlos Brandão e o secretário de Meio Ambiente receberam títulos de cidadãos sãobentuenses, entregues pelo prefeito e pelo presidente da Câmara Municipal, Gentil Garcês.