Na manhã desta quarta-feira(5), a Polícia Civil do Maranhão, em uma ação realizada na cidade de São José de Ribamar, conseguiu cumprir cinco mandados de prisão contra um homem, de 30 anos, investigado pelos crimes de roubo, homicídio e associação criminosa. O preso é apontado por investigações como sendo um dos principais líderes de uma facção criminosa atuante no município de Bequimão, na região da Baixada Maranhense.
Conforme as investigações, o grupo criminoso seria responsável de cometer uma série de crimes na cidade de Bequimão, entre eles, uma extorsão mediante sequestro ocorrido na cidade de Pinheiro, no dia 23 de abril deste ano. A vítima foi resgata no dia seguinte após uma ação rápida ação da Polícia Civil que conseguiu localizar o cativeiro na área de invasão Juca Martins, em Bequimão.
Os criminosos, na ocasião, realizaram várias transações bancárias da conta da vítima para a conta de terceiros totalizando o valor de aproximadamente 40 mil reais. Após várias diligências investigativas, a Delegacia de Polícia Civil de Bequimão e o Centro de Inteligência da Polícia Civil do Maranhão, conseguiram localizar o endereço do investigado na cidade de São José de Ribamar.
De posse das ordens judiciais, incluindo um mandado de busca e apreensão, uma equipe do Grupo de Pronto Emprego(GPE) da Superintendência de Polícia Civil do Interior (GPE), esteve no enderenço, onde conseguiu cumprir os mandados. O investigado foi encaminhado à Superintendência de Polícia Civil do Interior, em São Luís, onde foi submetido aos procedimentos de praxe. Em seguida, o mesmo foi encaminhado ao presídio onde aguardará à disposição do Poder Judiciário.
Outra prisão do mesmo bando
No último dia 29 de maio, em uma ação realizada no bairro da Liberdade, a Polícia Civil cumpriu dois mandados de prisão temporária e de um mandado de busca e apreensão contra um homem, de 25 anos, apontado por investigações como sendo a principal liderança da mesma organização criminosa. O indivíduo, considerado de alta periculosidade é investigado de cometer pelos menos quatro homicídios na cidade. Em um dos crimes, o vítima foi executada a tiros e, em seguida, teve a cabeça decapitada.
Adolescente apreendido
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), apreendeu em flagrante no final da tarde da última terça-feira (4), um menor infrator, investigado por participação em uma tentativa de homicídio, tendo como vítima, um outro adolescente no município de Santa Helena. O crime ocorreu no final da tarde desta terça.
Após receber informações de que dois menores infratores teriam efetuado um disparo de arma de fogo, em desfavor de um adolescente e que a vítima foi alvejada na região do pescoço e tórax, policiais civis da Delegacia de Polícia da cidade realizaram diligências com intuito de identificar os autores do crime.
Os policiais civis, com apoio da policiais militares se deslocaram até a residência dos suspeitos. Chegando no local, os rapidamente os policiais montaram um cerco policial e, com êxito, conseguiram apreender um dos envolvido na tentativa de homicídio, que confessou a participação no ato infracional e indicou o local onde teria escondido a arma de fogo utilizada no crime.
Diante dos fatos, foi feita sua apresentação e apreensão em flagrante no delito. Após as comunicações de praxe, o adolescente ficará à disposição do Poder Judiciário.