Seis cachorros foram resgatados dentro de uma caixa no bagageiro de um ônibus, na BR-153, em Porangatu, região norte de Goiás, na semana passada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo saiu de Frutal, em Minas Gerais (MG) e ia para Viana, na Baixada Maranhense, sendo mais de 32 horas de viagem.
Os cachorros foram resgatados na manhã desta terça-feira (23). Um homem responsável pelos animais e o ônibus foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil. Os nomes dele e da empresa de transporte não foram divulgados e oficialmente nenhum dos acusados, que estavam indo para a Baixada Maranhense, se manifestaram.
De acordo com a PRF, os seis cachorros de raças diversas foram encontrados no compartimento de bagagem inferior do ônibus. Afirma ainda que o ambiente era inapropriado e que eles estavam em caixas inadequados para o transporte, o que, segundo a PRF, poderia matá-los. Vídeos mostram dois dos seis animais com a cabeça para fora da caixa, que tinha um buraco. Vejam abaixo o vídeo.
Na filmagem, um deles late e tenta sair da caixa. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), nesta terça-feira (23), fez 35ºC na região norte do estado. O homem responsável pelos animais tinha 56 anos e era um trabalhador rural. Ele contou à polícia que os cachorros pertencem a um casal que também estava indo para Viana em um carro. O casal não foi localizado. O homem responderá pelo crime de maus-tratos aos animais.
A imprensa tentou contato com a delegacia de Porangatu para questionar se o homem foi preso ou atuado, mas não obteve sucesso até a última atualização desta matéria. Também tentou contato com o Grupo de Proteção Animal para entender a forma correta de transportar animais e aguarda retorno. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Porangatu, os cachorros estavam agitados e irritados devido às fortes temperaturas no bagageiro do ônibus. Um perito veterinário disse à Polícia Civil (PC) que o local era quente e inóspito. Além disso, ele concluiu a situação de maus-tratos aos animais.
Após serem resgatados, os seis cachorros foram levados para a secretaria e, atualmente, estão no Centro de Saúde e Bem Animal. Eles foram avaliados por uma médica veterinária, são supervisionados e se encontram bem clinicamente. Eles também aguardam uma decisão judicial para serem doados. Não conseguiu visualizar o vídeo? Clique AQUI e vejam as imagens completas.