Duas crianças e um homem morreram afogadas em cidades da Baixada Maranhense, durante este fim de semana. O primeiro caso foi registrado na tarde de sexta-feira (19), na cidade Turilândia, e o segundo no município de Presidente Sarney.
Em Turilândia, duas crianças da mesma família morreram afogadas nessa sexta-feira (19). As vítimas eram irmãos e estavam acompanhadas de seus pais e mais um bebê na embarcação.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a mãe que estava no barco se desequilibrou, fazendo com que a embarcação virasse. O bebê e mais os dois irmãos caíram no rio. Os pais entraram na água para salvar os filhos, mas só conseguiram salvar o bebê; as outras duas crianças desapareceram no rio.
Os corpos das vítimas foram encontrados por pescadores que estavam no local. As vítimas foram identificadas como Pedro Henrique Soares, de 6 anos, e Luís Arthur, de 4 anos. O bebê foi encaminhado para o hospital da região e está fora de perigo.
Presidente Sarney
Um homem identificado como Júnior Cesar Costa morreu afogado nesse sábado (20), em Presidente Sarney, também na Baixada Maranhense. Segundo informações de moradores, o homem estaria alcoolizado e, após entrar no rio, no povoado São Felipe, e não retornou mais.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as buscas tiveram início por volta das 5h30 do sábado. Após tentativas de mergulho e buscas pelas margens do rio, o corpo de Júnior foi encontrado há 100 metros do local do afogamento.
Prevenção de afogamento
- O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBM-MA) orienta que pessoas que não sabem nadar devem evitar locais com correnteza forte e lagos onde a profundidade seja desconhecida. De acordo com a corporação, se a água bater acima do umbigo, a pessoa já deve ficar alerta para os riscos de afogamento, pois já é um sinal de perigo.
- Dentre outras orientações do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar) para que possa impedir o afogamento:
- A pessoa deve evitar fingir que está se afogando.
- Se estiver sob o efeito do álcool, não entrar no mar
- Não entrar no mar em áreas sinalizadas com bandeiras vermelhas e nunca deixar crianças sozinhas.